PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

Caçapava vai implantar programa de reciclagem de óleo de fritura


Agora Vale - 29 out 2019 - 11:14

A prefeitura do município de Caçapava (SP) firmou nessa última sexta-feira (25) uma parceria com a Sabesp e a Luan Recuperadora e Reciclagem de Óleo Vegetal. O objetivo é implantar na cidade o Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura (Prol) iniciativa lançada em 2007 na capital paulista que vem sendo vem sendo expandida pela Sabesp para outros municípios do estado.

Com a implementação do programa, a população será orientada com campanhas de conscientização e educação ambiental. O objetivo é sensibilizar a população e as empresas a fazerem o descarte correto do óleo de cozinha usado. Além disso, serão colocados novos pontos de coleta para o descarte do óleo.

O município já possui uma parceria com a Luan, empresa que recolhe o óleo descartado em pontos de entrega voluntária e, depois de tratá-lo, repassa esse material à Petrobras para a produção de biodiesel.

Com a Sabesp na parceria, deve aumentar o recolhimento, trazendo benefícios para ambos os lados. Para a Sabesp, o óleo destinado corretamente deixará de ser descartado nas redes de águas pluviais, evitando prejuízos tanto ambientais quanto econômicos no processo de tratamento das águas.

Desde o dia 21, representantes do PEV e da Luan estão cadastrando as empresas do município para que participem do descarte correto, entregando o óleo usado para o recolhimento da empresa. Em contrapartida, o comerciante recebe um certificado de destinação final atestado pela Cetesb e Ibama.

Somente em dois dias de cadastramento, a Luan recolheu 360 litros de óleo de empresas parceiras que aderiram ao programa. A expectativa é que cerca de 40 empresas sejam cadastradas em Caçapava.