PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Macaúba

Congresso apresenta resultados de pesquisas com macaúba


BiodieselBR.com - 12 nov 2013 - 11:08 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem atuado na coordenação de grandes projetos de pesquisa para avaliação de espécies oleaginosas com potencial para a produção de biodiesel. Entre as espécies estudadas, a macaúba tem se destacado como uma das mais promissoras. Resultados de diversas ações de pesquisa serão apresentados no I Congresso Brasileiro de Macaúba que será realizado em Patos de Minas (MG) entre 19 e 21 de novembro.

Promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o evento tem como principal objetivo agregar os conhecimentos técnicos e científicos sobre a macaúba no Brasil e no exterior, visando à obtenção de subsídios para a consolidação da cadeia produtiva dessa espécie no País, fornecendo assim uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis.

Pesquisadores de diversas unidades da Embrapa têm desenvolvido, desde 2006, estudos relacionados a avaliação do potencial produtivo da macaúba, seleção de materiais, botânica, ecologia e genética, desenvolvimento de sistemas de produção, qualidade da matéria-prima e processamento do óleo, coprodutos, além de análise dos impactos econômicos, sociais e ambientais na cadeia produtiva.

Resultados
Um dos trabalhos, a ser apresentado pelos pesquisadores da Embrapa Cerrados Nilton Junqueira, Marcelo Fideles e Léo Carson, é sobre a necessidade da coleta, caracterização e conservação da macaúba em banco de germoplasma para uso em programas de melhoramento genético. Atualmente, o banco de germoplasma mantido pela Embrapa Cerrados conta com 100 acessos oriundos de cinco estados – Minas Gerais, São Paulo, Pará, Goiás e Distrito Federal.

Para viabilizar o uso da macaúba como fonte biomassa para a produção de biocombustíveis, os pesquisadores estão desenvolvendo estudos para adequação de um sistema de cultivo capaz de explorar o potencial de rendimento da cultura. As pesquisas avaliam os possíveis efeitos da adubação, fator limitante à produção em cultivos, nos caracteres morfológicos e no desenvolvimento inicial em dois acessos de macaúba. Nesses mesmos acessos também estão sendo avaliados os efeitos do uso de irrigação, e futuramente será verificado o custo/benefício do uso de sistemas irrigados.

Pesquisas conduzidas pelos pesquisadores da Embrapa Cerrados Lourival Vilela e Karina Pulrolnik indicam que a macaúba tem potencial para ser utilizada em sistemas de integração com lavoura e pecuária e em sistemas agroflorestais, adequando-se tanto para a agricultura familiar como para a agricultura empresarial. Entretanto, os pesquisadores da Embrapa Cerrados ressaltam que é preciso dar continuidade aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, para que a macaúba possa atingir a condição de grande cultura, com efeitos positivos ao agronegócio e à matriz energética do Brasil.

Macaúba
Pertencente à família Arecaceae, a macaúba é uma palmeira nativa das florestas tropicais e encontra-se amplamente dispersa no território brasileiro. Existem muitos relatos de diversos usos da espécie por comunidades próximas onde há ocorrência de populações naturais, como o óleo para fabricação de sabão, as folhas como volumoso na alimentação animal e artesanato, frutos para consumo humano e farinha para produção de diversos produtos alimentícios. Estudos têm aferido o potencial de uso do óleo para produção de biodiesel, indústria de alimentos, cosméticos e fármacos, assim como a qualidade nutricional da polpa e da amêndoa e a qualidade do carvão produzido a partir do endocarpo.

Apesar do grande potencial e da diversidade de usos considerando os possíveis produtos e coprodutos obtidos pela extração do óleo e aproveitamento dos resíduos, para viabilizar a espécie como uma nova cultura agrícola são necessários estudos para adequação de sistemas de cultivo capazes de explorar seu potencial de rendimento, além de selecionar genótipos ou acessos responsivos às tecnologias geradas.

Óleo;
Nas avaliações de maciços naturais realizadas por pesquisadores da Embrapa Cerrados no Distrito Federal, foram obtidas 1,5 toneladas de óleo de polpa e 0,3 tonelada do óleo de amêndoa a cada 400 plantas, dependendo da densidade de plantas. A perspectiva é de que, no futuro, sob sistema de cultivo, a produtividade chegue a 7 toneladas de óleo com uma densidade de 400 plantas por hectare.

O pesquisador Marcelo Fideles lembra que a cadeia produtiva da macaúba ainda é incipiente. “Mas só com o que se tem de produção dos maciços naturais, já daria para iniciar. Já vemos um potencial interessante. Mas além da questão da lei de acesso ao patrimônio genético, é preciso desenvolver algumas recomendações e aprová-las junto ao Ministério do Meio Ambiente para que seja autorizado o extrativismo de frutos da macaúba, enquanto a produção comercial não vem”, disse.

Como a composição de ácidos graxos é o que determina a forma de utilização do óleo da polpa e da amêndoa, os pesquisadores da Embrapa Cerrados, em parceria com a pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Rosemar Antoniassi, analisaram o perfil de ácidos graxos de macaubeiras de diferentes regiões do País e realizaram estudos de divergência genética relacionados à composição de ácidos graxos. Esses estudos são importantes para direcionar estratégias de melhoramento genético visando atender às necessidades do mercado de óleos.

Um dos resultados da pesquisa a ser apresentado no I Congresso Brasileiro de Macaúba é o da proporção de ácido láurico da amêndoa, que apresentou concentração na faixa de 34% a 42%. Óleos com elevado teor de ácido láurico são disputados no mercado internacional como insumos em formulações de xampus, produtos farmacêuticos, aditivos em produtos alimentícios, defensivos agrícolas e agentes de limpeza e em cosméticos.

Programação
O I Congresso Brasileiro de Macaúba tem o mérito de reunir representantes de todas as áreas de pesquisa, produtores rurais, empresas processadoras e Governo para discutir quais os avanços e entraves existentes no desenvolvimento desta nova cadeia produtiva. Além disso, o evento trará subsídios para que o Governo possa elaborar políticas públicas no sentido de viabilizar a produção sustentável desta espécie no Brasil e, em decorrência, a criação de emprego e renda.

De acordo com o coordenador de Agroenergia do Mapa, João Abreu, nos últimos anos, a possibilidade de utilização do óleo de macaúba no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel – PNPB, assim como na produção de outros biocombustíveis, na indústria de cosméticos e química, além de outros usos tradicionais, tem influenciado toda a cadeia produtiva pela busca de conhecimentos que resultem em um melhor aproveitamento econômico da cultura.

O Congresso terá oito sessões temáticas, com palestrantes que irão debater o histórico, perspectivas e aspectos legais, o extrativismo, os projetos e experiências nacionais e internacionais com a cultura, a biologia e sistema de produção, o melhoramento e domesticação, processamento agroindustrial e aplicações e, por fim, o plano de diretrizes para a cadeia produtiva da macaúba.

Para a realização do evento, o Mapa conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Embrapa Agroenergia, Embrapa Cerrados, Secretaria de Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA-MG) e Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

I Congresso Brasileiro de Macaúba: Consolidação da Cadeia Produtiva
Quando: 19 a 21 de novembro
Onde: Patos de Minas (MG)
Informaçõs: http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel/agroenergia/evento-spae
Organização: Embrapa e MAPA

Com adaptação BiodieselBR.com