PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Dendê / Palma

Estoques de óleo de palma da Malásia atingem máxima em 18 meses em junho após queda nas exportações


Reuters - 11 jul 2025 - 08:49

Os estoques de óleo de palma da Malásia atingiram em junho o maior nível em 18 meses, à medida que uma queda inesperada nas exportações superou a retração na produção e o aumento no consumo doméstico, mostraram dados do órgão regulador do setor nesta quinta-feira.

O aumento dos estoques no segundo maior produtor mundial de óleo tropical pode pesar sobre os futuros de referência da Malásia, que estavam sendo negociados perto de uma máxima em quase três meses.

Os estoques de óleo de palma no final de junho aumentaram 2,41% em relação ao mês anterior, o quarto aumento mensal consecutivo, para 2,03 milhões de toneladas, o maior nível desde dezembro de 2023, mostraram dados do Conselho de Óleo de Palma da Malásia (MPOB).

As exportações de óleo de palma caíram 10,52%, para 1,26 milhão de toneladas, enquanto a produção de óleo de palma bruto recuou pela primeira vez em quatro meses em junho, caindo 4,48% em relação a maio, para 1,69 milhão de toneladas, disse o MPOB.

O consumo doméstico de óleo de palma no mês passado aumentou 44% em relação a maio, para 455.150 toneladas.

Uma pesquisa da Reuters previu estoques de junho em 1,99 milhão de toneladas, com produção de 1,7 milhão de toneladas e exportações de 1,45 milhão de toneladas.

O relatório do MPOB é um pouco pessimista para o óleo de palma, já que o mercado não esperava uma grande queda nas exportações, o que elevou os níveis de estoque acima de 2 milhões de toneladas, disse Anilkumar Bagani, chefe de pesquisa da Sunvin Group, corretora de óleos vegetais com sede em Mumbai.

Algumas cargas carregadas em junho podem, na verdade, ser despachadas em julho devido ao congestionamento dos portos na Índia e porque a Malásia reduziu as tarifas de exportação para os embarques de julho, disse um negociante de Nova Délhi de uma trading global.

Rozanna Latiff e Rajendra Jadhav – Reuters