PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Embrapa realiza dia de campo sobre dendê em Roraima


Assessoria de Imprensa Embrapa - 09 out 2012 - 09:37
dia campo_dende_embrapa_091012
A Embrapa Roraima promove hoje e amanhã (dias 09 e 10) o dia de campo “Cultivos alimentares associados à cultura no dendê”. O evento tem por objetivo apresentar os resultados parciais sobre cultivos alimentares intercalados com dendê em áreas de produtores da agricultura familiar e é voltado a extensionistas, estudantes e produtores da região sul do estado. O projeto conta com o apoio de empresas com raízes na produção de biodiesel.

No dia 09, o evento acontece no município de Rorainópolis e no dia 10, em São João do Baliza. Em ambos os dias serão realizadas palestras sobre o projeto de pesquisa, com apresentação dos resultados parciais. Haverá também depoimentos de produtores da agricultura familiar envolvidos no projeto e visitas técnicas.

A Embrapa vem pesquisando sistemas de produção em consórcio com o dendê envolvendo culturas alimentares de grãos (milho, feijão caupi e amendoim), mandioca e fruteiras (banana, mamão e abacaxi).

Projeto
O projeto “Dendê na agricultura familiar” tem como objetivo desenvolver e aprimorar sistemas de cultivo com culturas alimentares, nas entrelinhas da cultura do dendê. Isso possibilitaria ganhos adicionais ao agricultor familiar durante o período inicial de crescimento da cultura principal. O dendê leva cerca de três anos antes de começar a produzir seus primeiros frutos

Consorciar culturas seria uma alternativa economicamente viável para aumentar a oferta de alimentos na região, ocupar melhor a área e permitir o crescimento pleno da cultura.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos nos municípios de Rorainópolis e São João do Baliza, na região sul do estado de Roraima. As ações de seleção das áreas para pesquisa contam com a participação de empresas ligadas à produção de biodiesel Brasil Bio Fuels S/A (São João do Baliza) e Palmaplan (Rorainópolis). As ações de sensibilização dos agricultores têm o apoio da Federação de Trabalhadores Agrícolas em Roraima (Fetago).

Segundo Admar Alves, analista da Embrapa Roraima, um dos grandes desafios para a exploração do dendê na agricultura familiar reside na oferta de cultivos intercalares no período inicial de desenvolvimento da cultura. “Práticas culturais como a utilização de leguminosas para a cobertura do solo ou a associação com cultivos alimentares, permitem ter um sistema intensivo altamente produtivo e permanentemente valorizado”, diz.