PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Canola

Primeiros resultados indicam boa produtividade da canola no RS


Globo Rural - 19 set 2013 - 12:46 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

Com a demanda em alta, as máquinas já estão no campo para colheita da safra 2012/13 da canola. Marcelo Venzon cultivou 80 hectares de canola na propriedade que tem em Passo Fundo (RS). Há seis anos, ele conta que aposta na cultura e nunca teve prejuízos. A expectativa é colher dois mil quilos por hectare nesta safra.

Atualmente, em todo o Brasil são cultivados 60 mil hectares de canola. Cada vez mais essa cultura se desenvolve no Rio Grande do Sul, onde só a região norte é responsável pelo cultivo de quase 18 mil hectares.

“No Brasil, existe um crescimento anual da cultura de 30%. Isso se intensificou desde 2007 quando indústrias de biodiesel entraram no circuito e viram na canola uma opção interessante de matéria-prima para produção de biodiesel”, conta o agrônomo Fábio Júnior Benin.

"A canola praticamente não exige outro investimento, as máquinas são as mesmas, as pessoas são as mesmas. Esta é uma grande oportunidade para o Brasil expandir a produção de grãos no inverno e na safrinha sem preocupação maior, exceto o esforço e a aprendizagem do produtor", explica Gilberto Omar Tomm, pesquisador da Embrapa.

No Rio Grande do Sul, a saca de 60 quilos de canola vale, em média, R$ 65.

A colheita segue até o fim de outubro.