PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
União Europeia

UE ainda não decidiu sobre motores a combustão, diz comissário


ANSA - 14 mar 2023 - 09:02

O comissário europeu para a Indústria, Thierry Breton, deu uma entrevista nesta segunda-feira (13) para tentar acalmar os ânimos por conta do debate do projeto ambiental que, entre outros pontos, veta a produção de veículos à combustão dentro do bloco a partir de 2035.

"Até agora, nenhuma decisão foi tomada. E afirmo aos produtores: esperem que a democracia complete seu percurso [...] antes de tomar decisões. Mantenham os dois motores até que a decisão seja finalizada nas próximas semanas", disse à emissora francesa BFMTV.

Breton ainda pontuou que, mesmo que a União Europeia bloqueie esse tipo de motor nos carros produzidos no bloco, a decisão é local e "não atinge todo o planeta [porque] trata-se de bom senso".

A Itália é um dos países que mais se opõe à medida, que atingiria tanto os motores a gasolina como a diesel. A medida já foi aprovada pelo Parlamento Europeu em fevereiro, mas teve a votação adiada na reunião dos representantes permanentes dos 27 Estados-membros em Bruxelas e segue em debate.

Nesta segunda, o ministro de Infraestrutura e vice-premiê, Matteo Salvini, que está em Estrasburgo em uma reunião do bloco sobre o tema, reafirmou a posição italiana. "O governo é fortemente contrário sobre o [plano] Euro 7. Adiciono a posição contrária também ao dossiê CO2 para veículos leves e pesados - a menos que não entrem os biocombustíveis e os sintéticos e-fuel", afirmou.

A justificativa de Roma é que as medidas afetariam duramente as empresas italianas, mas também "os cidadãos e os postos de trabalho".

"Foi um encontro importante para dizer não à proibição dos carros movidos a gasolina e diesel. Só ter o elétrico significa agradar a China, demitir na Itália, demitir na Europa e não ajudar o ambiente. A transição ecológica é fundamental, mas não pode ir para frente por conta de multas, proibições, vetos, obrigações, penalizações e taxas. A transição ecológica não pode ser imposta por leis de Bruxelas", acrescentou ainda.