PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Notícias

FPBio escala Fávaro para defender propostas do PL do Combustível do Futuro


Globo Rural - 29 fev 2024 - 11:04

A Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) e as entidades do setor produtivo escalaram o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para fazer a argumentação técnica dentro do governo a favor das propostas incluídas no relatório do projeto de lei do Combustível do Futuro para atender as demandas dos biocombustíveis e dar mais previsibilidade para o cronograma de mistura ao óleo diesel.

O principal argumento, neste momento, será que os teores mais altos de mistura de biodiesel ao diesel fóssil favorecem o esmagamento de soja no país e podem ser fator determinante para sustentação de preços da oleaginosa, que enfrenta queda nas cotações em função de estoques mundiais altos.

"Quanto mais esmagar soja, mais vai tirar a pressão da formação de preço. Este argumento no seio do governo tem que ser feito pela autoridade que tem direito a fazer isso, que é o ministro Fávaro", disse o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da FPBio após reunião com Fávaro nesta quarta-feira (28/2). Abiove, Aprobio e Ubrabio participaram do encontro.

Moreira disse que o ministro é "francamente favorável" às propostas referentes ao biodiesel no projeto de lei e que ele será o interlocutor do setor perante os demais ministérios envolvidos na discussão, como Minas e Energia, Indústria e Secretaria de Relações Institucionais.

"Vai acabar sendo uma decisão de governo. Pedimos ao ministro para ser nosso interlocutor dentro do governo, explicando todas essas razões para fazer a composição", explicou o parlamentar gaúcho.

Algumas alas do governo reagiram à proposta de fixar em lei o cronograma de aumento da mistura até 20% em 2030, definição feita atualmente pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão de assessoramento da Presidência da República, presidido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Segundo Alceu Moreira, a conjuntura atual é ideal para defender os termos propostos pelo setor no Combustível do Futuro. "É tudo que ele [Fávaro] precisa nesse momento, de pressão de preços bastante grande nas commodities. Os estoques normais do mundo inteiro têm sobras, precisamos saber o que fazer com o óleo, não com a soja. O farelo vai se transformar em frango, porco, leite, carne bovina, vai ter valor agregado. Mas para existir farelo tem que esmagar e para esmagar tem que aumentar a mistura, é uma coisa óbvia", ressaltou.

"Ninguém está buscando aqui ser protagonista. Estamos buscando uma solução que interessa a todos os setores envolvidos", completou.

O presidente da FPBio disse que a "escada" de aumento gradual não é imperativa e poderá ser negociada. "Gostaríamos de ter um piso senão a capacidade instalada pode descer menor que o piso e daí não é sustentável. Estamos trabalhando para ter um piso de B15 [mistura de 15% no diesel], menos do que isso nos coloca em situação de vulnerabilidade", apontou.

O Ministério de Minas e Energia quer manter a autonomia na definição dos índices de mistura sem engessar esses percentuais em lei. O relatório prevê que o CNPE poderá aumentar ou reduzir em dois pontos percentuais a mistura em vigor em caso de "motivo justificado de interesse público". A medida, no entanto, não foi suficiente para atender às pretensões do ministério.

"Não estamos colocando no Combustível do Futuro qualquer regra para poder tirar de quem quer que seja. Queremos gerar segurança jurídica e previsibilidade. Queremos isso porque os investimentos industriais para crescer têm que ser previsíveis. Mobilizar e fazer investimento, de esmagadora, construir indústria, demora bastante tempo, o arranjo não é simples", salientou.

Ele disse que espera a compreensão do governo em relação ao tema. "Temos certeza que chegaremos a um bom termo. A palavra não é ceder. Eles [governo] vão compreender que o melhor para todos os setores é ter previsibilidade, que isso vai reduzir custos para fazer investimentos, vai permitir a diversificação das plantas do ponto de vista geográfico, distribuídas pelo país".

Rafael Walendorff – Globo Rural