PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Eventos

Repórter Brasil promove seminário sobre política para o biodiesel


Repórter Brasil - 30 mai 2014 - 13:52 - Última atualização em: 27 fev 2015 - 10:17
SeminarioReporterBrasil 300514
O Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) é tema de seminário que acontece nesta segunda-feira (02) em São Paulo. A atividade é organizada pelo Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis da Repórter Brasil e tem o objetivo de fazer um balanço das conquistas, dificuldades e desafios do PNPB.

O PNPB é um programa do Governo Federal que visa fomentar a produção e uso do biodiesel e que completa dez anos em dezembro de 2014. Nestes dez anos, o Brasil se tornou um dos maiores produtores mundiais do combustível feito a partir de insumos como a soja e a gordura animal. Entretanto, a promessa de incluir agricultores familiares na cadeia produtiva do biodiesel fracassou e hoje o programa é visto por muitos especialistas como uma política assistencial.

A Repórter Brasil estuda os efeitos da política para o biodiesel desde 2008, mostrando os frágeis resultados sociais do programa. O seminário busca ampliar o conhecimento das organizações da sociedade civil e movimentos sociais e apresentar a gestores públicos e empresas a perspectiva analítica da sociedade civil.

Com uma programação de quatro horas, cinco palestras com especialistas no assunto serão intercaladas com dois debates com a plateia presente. Os convidados são: Marcel Gomes (Repórter Brasil), André Grossi Machado (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Frei Sérgio Görgen (Movimento dos Pequenos Agricultores), Georges Flexor (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e Arilson Favareto (Universidade Federal do ABC).

O seminário é gratuito, com vagas limitadas mediante inscrições. 

Serviço
“PNPB, 10 anos: inclusão social ou inclusão produtiva?”
Quando: 02 de junho
Onde: Fundação Rosa Luxemburgo
Endereço: R Ferreira de Araújo, 36 – São Paulo (SP) 
Inscrições e nformações: [email protected]
Organização: Repórter Brasil