PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Conferência BiodieselBR

[CBBR 2023] As matérias-primas para o biodiesel


BiodieselBR.com - 23 out 2023 - 08:30

O setor de biodiesel é uma indústria de números grandes. No ano passado – que foi um ano fraco – a produção nacional passou dos 6,25 milhões de m³. Cerca de 65% disso tudo foi feito com óleo de soja o que deu mais de 4,22 milhões de m³. Outros 778,3 mil m³ – 12,1% do dotal – foram derivados de gorduras animais. Assegurar que a indústria tenha acesso aos volumes de matéria-prima de que precisa é absolutamente fundamental para que o setor opere com segurança.

Destrinchar as perspectivas da oferta de matérias-primas para a produção de biodiesel foi o tema do 5º painel da Conferência BiodieselBR 2023 cujo título foi “A Queda de Preço das Matérias-Primas do Biodiesel” que teve como palestrantes a analista sénior do Rabobank, Marcela Fernandez Marini; e o presidente executivo da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (Abra), Décio Coutinho.

Recorde no campo

Segundo Marcela Marino capitalizados por três anos consecutivos de preços muito bons, os sojicultores brasileiros têm feito investimentos importantes. “Os produtores investiram muito em maquinário, tivemos vendas recordes de máquinas agrícolas”, diz acrescentando, que, como resultado, a produtividade no campo vem crescendo. Esse impulso, no entanto, não se transferiu para os elos seguintes da cadeia. “Faltam investimentos para absorver essa oferta maior de soja. Faltam armazenamento e portos para o escoamento da safra; esmagamento até tem avançado, mas de um maneiro um pouco mais lenta do que o campo”, complementa.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR