PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Encontro na Expointer (RS) debaterá o futuro do biodiesel


Assessoria BSBios - 26 ago 2011 - 13:04 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Lideranças das áreas da agricultura, cooperativismo, indústrias, associações, sindicatos, produtores familiares, órgãos federais e estaduais, entre outros participarão na próxima segunda-feira (29), no Auditório da FARSUL, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), durante a 34º Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (EXPOINTER) do 1º Encontro Sul: Repensando o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) no Brasil.

O evento tem por objetivo aproximar os diversos atores da cadeia produtiva do debate sobre o futuro do PNPB, além do que, ao final da atividade, será encaminhado ao Governo Federal um documento com as resoluções do encontro.

Para o Presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (APROBIO), Erasmo Carlos Battistella, a atividade é uma ótima oportunidade de reunir forças para avançar com o marco regulatório do Biodiesel. “A cadeia produtiva precisa estar unida em prol das necessidades do setor, precisamos afinar o discurso para conseguirmos melhorias,” afirmou.

Battistella destacou o desejo de "chegar a COPA de 2014 com 10% de adição, isso seria um marco para o Brasil e, mais em 2020 com 20% de acréscimo”. Ele lembra ainda que o uso do biodiesel, além dos benefícios para a economia, implica em reflexos ambientais e impulsiona o desenvolvimento da agronegócio. “A agricultura, do grande produtor ao familiar, é envolvido no processo, além da aquisição de commodities, como a soja, também há o incentivo a outras culturas não tão tradicionais, como o que acontece na região sul do país com a Canola, trazendo entre outros benefícios, alternativa de renda aos produtores,” salientou.

O 1º Encontro Sul: Repensando o PNPB no Brasil acontece no dia 29 de agosto, a partir do meio-dia, no auditório da FARSUL, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A atividade é uma promoção da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (APROBIO), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (SEAPA), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG), Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FECOAGRO), Federação das Indústrias Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e Associação Brasileira dos Produtores de Canola (AbrasCanola).

Serviço:
1º Encontro Sul: Repensando o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) no Brasil
Data: 29/08/2011 - segunda-feira
Horário: a partir das 12h
Local: Auditório da FARSUL – Parque de Exposições Assis Brasil - Esteio (RS)

Programação:
12:00 - Recepção dos convidados e almoço no local (por adesão).
13:30 – Abertura dos trabalhos e formação da mesa;
- Presidente da FARSUL – Carlos Rivaci Sperotto;
- Secretário da SEAPA RS – Luiz F. Mainardi;
- Presidente da APROBIO – Erasmo Carlos Battistella;
- Presidente da FETAG RS – Elton R. Weber;
- Representante do Governo Federal;
- Presidente da FIERGS – Heitor José Müller;
- Presidente da FECOAGRO – Rui Polidoro Pinto;
- Moderador da Mesa: Presidente da ABEF- Francisco Sérgio Turra
14:00 – Resultados do PNPB no Brasil na visão da Indústria e proposta de avanços do atual Marco Regulatório
Erasmo Carlos Battistella – Presidente da APROBIO – Associação dos Produtores de Biodiesel no Brasil;
14:30 – Manifestação das Instituições promotoras
            - FETAG, FARSUL, SEAPA, CASA CIVIL, FIERGS e FECOAGRO
            - Sistematização;
15:00 – Interação com os participantes e debate do tema;
15:30 – Encaminhamento das proposições do encontro;
16:00 – Encerramento.