PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Destino correto do óleo de cozinha em Teresópolis


Diário de Teresópolis - 30 jul 2010 - 05:46 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:13

Com certeza você já deve ter visto alguém jogando óleo de cozinha usado na pia, em vasos sanitários e até mesmo em tanques. Apesar de comum, esta prática é extremamente prejudicial ao meio ambiente. Por este motivo, a Secretaria de Meio Ambiente vem desenvolvendo um projeto para tentar retirar de circulação e dar o destino adequado para este tipo de material.

De acordo com Flávio Castro, Secretário de Meio Ambiente, os danos são grandes. Ao despejar o material no ralo, o óleo pode entupir a tubulação da casa ou apartamento e da rua. “O óleo tem um poder de destruição muito grande, especialmente para a água dos rios. Existe um estudo que para cada litro de óleo misturado na água, são contaminados cerca de 22 mil litros de água. Se a gente for colocar isso para dentro da nossa casa, esse óleo sendo jogado dentro da pia, sendo jogado dentro do tanque, com o passar do tempo, ele vai entupir a tubulação, o que pode causar proliferação de bactérias o que pode até trazer doenças para as pessoas que estão dentro de casa” explicou Flávio.

Este material, quando não passa pela estação de tratamento, vai diretamente para o rio direto ou para o mar e a cadeia de gordura demora meses para se desfazer. É só você olhar atentamente algumas praias. Sabe aquela espuma que as vezes vemos no mar, é resultado da gordura que saiu do esgoto e foi escoada no litoral.

Segundo Flávio, a melhor forma de descartar o material, é colocando os resíduos em uma garrafa pet, bem fechada, e entregando em postos de reciclagem. “Em Teresópolis, estas garrafas podem ser colocadas em um dos pontos de reciclagem espalhados pela cidade. O roteiro da coleta seletiva está disponível na secretaria do Meio Ambiente, e os bairros que não estiverem no roteiro, podem procurar pelos Ecopontos que estão colocados estrategicamente em 15 bairros” lembrou.

Ainda este ano, 20 novos pontos da cidade vão receber o Ecoponto, o que vai auxiliar no descarte de todo tipo de material reciclável, incluindo produtos feitos com plástico, papelão e as garrafas com o óleo de cozinha. “Praticamente todos os bairros vão ter acesso a coleta seletiva. Fica então o apelo para a população: é muito importante ter cuidado ao descartar o óleo usado, ele deve ser guardado e entregue nos postos de coleta, pois nós fazemos o encaminhamento para as cooperativas que vão dar o destino adequado ao material” ressaltou.

Além de beneficiar o meio ambiente, o descarte consciente vem beneficiando as famílias da cidade que trabalham com a reciclagem deste lixo: “A gente encaminha este material para a cooperativa de catadores que vende o óleo e arrecada dinheiro, gerando emprego e realizando a eliminação correta do produto, que é transformado em biodiesel, que é um tipo de combustível para veículos, e também em produtos de limpeza”.

Com o encaminhamento correto, por mês, somente em Teresópolis, um número considerável de litros de óleo tem deixado ser despejado nos rios da cidade, o que mostra uma evolução na conscientização ambiental dos teresopolitanos. “Neste mês de julho nós recolhemos 170 litros de óleo. Tivemos a adesão, principalmente, dos proprietários de restaurantes do Shopping Teresópolis e outros estabelecimentos do centro da cidade. Se os comerciantes e a população aderir a gente consegue tirar entre 500 e mil litros de óleo de circulação do ambiente natural” enfatizou.

Quando existe um número maior de produção de material reciclável, existe um aumento proporcional de mão-de-obra que para manusear estes resíduos, oferecendo oportunidade de emprego para a população: “Esta é uma das teclas em que a gente bate nesse sentido para que as pessoas se conscientizem de que ao jogar alguma coisa fora, este material vai ser passado para alguém ganhar dinheiro”.

A cidade tem uma cooperativa com 38 funcionários, que complementam a renda familiar com o dinheiro proveniente da reciclagem do lixo gerado em Teresópolis. “Se a gente conseguir aumentar a eficiência da coleta seletiva, que é fundamental para qualquer município, a gente vai poder ter de 150 a 200 pessoas se sustentando da coleta seletiva, ou seja, é mais emprego, é mais dinheiro, menos violência e menos desemprego. Isso cria um circulo virtuoso que é muito importante para a cidade” disse.

Além da coleta que gera empregos diretamente, em Teresópolis, algumas pessoas fazem artesanato aproveitando o óleo usado: “A gente tem informação na Secretaria de que tem uma moça na Beira-Linha que trabalha por conta própria e às vezes ela pega material com a gente aqui com a gente”.

Lembrando que para descartar o óleo usado, o material deve ser colocado nos Ecopontos ou nos postos de coleta seletiva da rota estipulada pela prefeitura.

Quem quiser mais informações sobre as rotas da coleta seletiva pode ligar para a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3641-5870.

Joanna Medeiros