Projeto de estudantes aproveita gordura de frango e porco
O biodiesel produzido a partir de gorduras animais pelos estudantes da Escola de Bodoquena, da Fundação Bradesco, em Miranda, Mato Grosso do Sul, vai passar por análises.
Esta semana as amostras da foto serão enviadas para o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o IPT, em São Paulo. Serão analisados 17 parâmetros físico-químicos. A amostra mais escura, é de gordura de frango e a mais clarinha é de suíno. Esse biodiesel já abastece dois tratores e ainda um motor estacionário utilizado para bombear água da irrigação.
Com a análise será possível saber se o biodiesel produzido pelos alunos está dentro das normas técnicas exigidas pela Agência Nacional do Petróleo, ANP.
Mas o funcionamento das máquinas aponta que está tudo sendo feito de maneira correta. Eles já realizaram testes com abastecimento de 100% de biodiesel, e a operação está dentro do desejado - e segundo os tratoristas da escola, o motor trabalha até mais "redondinho".
Sobre o projeto
O projeto Produção Artesanal de Biodiesel a partir de Gorduras Animais é dos alunos Flávio Araújo Marques e Eduardo de Oliveira Barreto. Ambos com 17 anos e alunos do terceiro ano do curso Técnico Agrícola.
Flávio e Eduardo desenvolveram, sob orientação do professor Marcelo Lorenzine, uma forma de aproveitar os resíduos do abate de suínos e aves na escola. Antes, a gordura que sobrava ia para um aterro sanitário (o que não é recomendável, já que a escola está no Pantanal). Depois, foi utilizada a compostagem. Mas ainda não era o ideal. Então com base em pesquisas iniciadas por outros alunos no ano passado, a dupla - e o professor - conseguiram.
Além de resolver um problema ambiental da escola e trabalhando com conceitos de várias disciplinas, já obtiveram uma vitória: o primeiro lugar no Concurso Cientistas do Amanhã (Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura - IBECC/UNESCO).
Agora estão, de novo, na torcida. Mais um passo foi dado, já são finalistas no Prêmio Jovem Inovador. O programa que gravamos com eles irá ao ar no dia 11 de outubro, às 7h30min da manhã no Canal Rural.
Blog do Técnica Rural
Texto e foto: Thais D'Avila