PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Agroenergia é tema de novo site setorial do Sebrae


Sebrae - 21 jul 2008 - 05:59 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:06

Divulgar informações sobre diversos setores apoiados pelo Sebrae, ser fonte de pesquisa e espaço apropriado para a gestão do conhecimento. É com esses objetivos que o portal da Instituição desde outubro do ano passado abriga também sites setoriais e o mais novo lançado no mês de junho trata do tema Agroenergia.

Agora são 14 sites, sendo que destes, oito são de temas ligados a agronegócios como agricultura orgânica, fruticultura, apicultura, aqüicultura e pesca, derivados de cana-de-açúcar, floricultura e ovinocaprinocultura, além do de agroenergia. Há também os sites de artesanato, comércio varejista, couro e calçados, madeira e móveis, rochas ornamentais e turismo.

No site setorial de agroenergia, os internautas vão encontrar notícias e artigos sobre o tema. Também há informações sobre o que é agroenergia, biodiesel, etanol, resíduos, florestas energéticas e crédito de carbono. O site traz, ainda, dados como legislação, matérias-primas e informações de mercado. No endereço também é possível fazer download de relatório da Agência Internacional de Energia sobre o cenário energético mundial.

Há também informações sobre Produção mais Limpa (P+L) e eficiência energética, temas que são desenvolvidos em projetos apoiados pela Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia (UAIT) do Sebrae Nacional. Nesses espaços, os interessados vão encontrar um Simulador da Rede Brasileira de P+L.

Trata-se de um banco de dados capaz de informar a situação da empresa em relação aos seus processos, produtos e serviços e, ainda, simular soluções e avaliações sob a ótica ambiental e econômica, por exemplo. Lá também há cartilhas com dicas sobre o uso inteligente de energia.

Portal de Atendimento
O gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae, Juarez de Paula, destaca que a unidade tem priorizado a publicação dessas páginas setoriais.

– Compreendemos que se trata de um dos melhores instrumentos de atendimento que podemos oferecer aos clientes do Sebrae. São nessas páginas que podemos difundir diversos tipos de conteúdo, como notícias, textos e vídeos que levam informação e conhecimento ao usuário, de forma rápida, acessível e barata – afirma.

As páginas setoriais fazem parte da estratégia do Sebrae de atender cada vez melhor ao seu público.

– É uma forma de fazermos um atendimento customizado, com informações específicas e atualizadas sobre cada setor. No site de agroenergia, por exemplo, trouxemos um assunto muito atual com uma leitura feita pelo viés da pequena empresa – diz o gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae (UAI), Enio Pinto.

A supervisora do núcleo de internet da UAI, Márcia Matos, destaca também que diversas pessoas podem contribuir com o conteúdo sobre os assuntos colocados no portal do Sebrae.

– Pela biblioteca online, especialistas que queiram colaborar com conteúdos podem postá-los – diz.

Os interessados devem acessar o endereço www.biblioteca.sebrae.com.br no menu "contribua com nossa coleção".

Cosméticos, química e cultura e entretenimento serão os próximos setores que terão sites. Até o final do ano, a expectativa é que o portal do Sebrae Nacional apresente cerca de 38 sites setoriais.