PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Refinaria de Mataripe reduz preço do diesel em 10% e da gasolina em 5%


Reuters - 13 dez 2022 - 11:03

A refinaria de Mataripe, na Bahia, reduziu o preço do diesel às distribuidoras em cerca de 10% e o da gasolina em 5,1%, no sábado, segundo dados no portal da Acelen, proprietária da unidade.

Localizada na região metropolitana de Salvador (BA), a refinaria responde por mais da metade do abastecimento do Nordeste brasileiro.

A unidade foi vendida pela Petrobras no ano passado tem capacidade para processar mais de 300 mil barris de petróleo por dia, o que corresponde a 14% da capacidade total de refino do Brasil.

O reajuste veio em meio a um recuo dos valores do petróleo no mercado internacional.

Procurada, a Acelen afirmou em nota que os preços dos combustíveis produzidos na Refinaria de Mataripe "seguem critérios de mercado, que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que são adquiridos a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo".

"A redução aplicada reflete a política de preços transparente da empresa, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado", completou.

Na semana passada, a Petrobras também reduziu o valor médio do diesel vendido às distribuidoras em 8,18% e o da gasolina em 6,1% a partir de quarta-feira, após meses com preços congelados.

Os reajustes de preços em refinarias não são imediatamente repassados aos consumidores finais, nos postos de combustíveis, e dependem de uma série de questões, como margens de distribuição e revenda, misturas de biocombustíveis e impostos.

Marta Nogueira – Reuters