PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Preço do diesel recua no Brasil após ajuste nas refinarias; etanol tem alta no mês


Reuters - 15 dez 2022 - 09:06

Os preços do diesel aos consumidores brasileiros apresentaram recuo na primeira quinzena de dezembro, após redução no valor das refinarias, enquanto a gasolina ficou praticamente estável e o etanol subiu, de acordo com o Índice de Preços Ticket Log (IPTL) divulgado nesta quarta-feira.

O diesel comum foi comercializado pela média no país a 6,93 reais o litro, e o S-10, a 7,06 reais/litro, com reduções em torno de 1,26% e 0,85%, respectivamente, ante o final de novembro, segundo o índice levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log.

As reduções aos consumidores ficaram distantes das variações nas refinarias. A Petrobras reduziu o preço médio do diesel vendido às distribuidoras em 8,18% e o da gasolina em 6,1%, há uma semana. Já a Acelen, dona da refinaria privatizada na Bahia, cortou o valor do diesel em cerca de 10% e o da gasolina em 5,1%, no último sábado.

Na gasolina, a variação nos postos foi ainda menor em relação à queda do diesel na bomba.

O valor de 5,32 reais pelo litro da gasolina no fechamento da primeira quinzena de dezembro, segundo o IPTL, teve queda de 0,09%, se comparado com novembro.

Em meio à proximidade da entressafra de cana no centro-sul do Brasil, o etanol hidratado continuou em alta na primeira quinzena de dezembro, apesar do recuo no preço do combustível concorrente.

O preço médio do litro do etanol foi de 4,33 reais, alta de 0,81% ante novembro.

No comparativo com o mês passado, diminuiu de três para um o número de Estados que tiveram o etanol como combustível mais vantajoso para abastecimento, sendo apenas o Mato Grosso.

Os repasses de preços das refinarias e usinas normalmente não são imediatos, dependendo de margens da cadeia e misturas de biocombustíveis, entre outros fatores.

Roberto Samora – Reuters