PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Petróleo fecha em queda firme com temores sobre setor bancário


Valor Econômico - 14 mar 2023 - 10:47

Os contratos futuros do petróleo encerraram a sessão desta segunda-feira (13) em queda firme, com o WTI próximo do menor nível em três semanas, depois que o colapso do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank gerou uma forte turbulência nos mercados hoje, levando a temores de uma crise bancária nos Estados Unidos.

O contrato futuro do petróleo Brent para o mês de maio fechou o dia em queda de 2,43%, negociado a US$ 80,77 o barril. Ao mesmo tempo, a referência americana do West Texas Intermediate (WTI) para abril caiu 2,5%, a US$ 74,80 o barril.

Analistas do JPMorgan escreveram em nota que há uma preocupação com “riscos sistemáticos em todo o sistema bancário dos EUA depois que a autoridade de emergência do Federal Reserve foi chamada para proteger os depositantes, após o colapso de vários bancos centrados em tecnologia dos EUA”. O documento acrescenta que "muitas das commodities foram atingidas em meio ao risk-off".

Durante o fim de semana, o Federal Reserve (Fed) anunciou a criação de uma linha de empréstimo de emergência para fortalecer o sistema bancário americano. O Programa de Financiamento a Prazo do Banco (BTFP) irá oferecer empréstimos de até um ano para os credores que utilizarem como garantia títulos do Tesouro americano (Treasuries), dívidas de agências, títulos lastreados em hipotecas e outros "ativos qualificados".

Igor Sodré – Valor Econômico