PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Fornecimento de petróleo não será afetado por teto de preço mais rígido, diz IEA


Reuters - 22 mai 2023 - 09:39 - Última atualização em: 07 jun 2023 - 11:41

A Agência Internacional de Energia (IEA) não espera que as medidas do G7 para combater evasões dos limites de preço de energia russa mudem a situação de oferta de petróleo bruto e derivados, o disse o diretor executivo da IEA, Fatih Birol.

O G7, a União Europeia e a Austrália concordaram em impor um teto de preço de 60 dólares por barril para o petróleo bruto transportado por via marítima da Rússia e também estabelecer um limite máximo de preço para os produtos petrolíferos russos de forma a privar Moscou de receitas por conta da invasão da Ucrânia.

O G7 intensificará os esforços para combater a evasão dos limites "enquanto evita efeitos de transbordamento e mantém o fornecimento global de energia", disse o grupo no sábado, sem dar detalhes, durante sua reunião anual de líderes.

A IEA, que fornece análises e auxilia o G7 no assunto energia, não vê a aplicação dos limites de preço afetando o suprimento global de petróleo e combustível, disse Birol à Reuters em entrevista durante a cúpula.

"Qualquer mudança significativa nos mercados como sempre vão refletir em nossas análises, em nossos relatórios, mas por enquanto não vejo razão para mudar nossa visão", afirmou.

Katya Golubkova e Sakura Murakami – Reuters