PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

BR Distribuidora ganha mais mercado, com volume de diesel resiliente em 2020


Money Times - 05 fev 2021 - 10:19

Em 2020, o volume de combustíveis comercializado no Brasil retraiu 4,7% na comparação anual como resultado das medidas de isolamento social impostas pela pandemia de Covid-19. No entanto, o diesel teve variação positiva de 0,2% no período, conforme dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Com isso, o Santander Brasil destaca as vendas de combustíveis no último trimestre do ano passado cresceram 0,5%, puxadas justamente pelo diesel. A ligação direta com o agronegócio beneficiou o combustível.

A principal companhia catalisadora, na opinião do analista Rodrigo Almeida, é a BR Distribuidora, cuja participação de mercado cresceu em dezembro passado de 20,7% em 2019 para 22,6%. No caso específico do diesel, o marketshare da distribuidora é ainda maior: cerca de 27%.

“A BR Distribuidora permanece como nossa top pick ao ter apresentado uma queda de volume de combustíveis de 5,6% em 2020, mas ter mostrado recuperação no quarto trimestre, ao somar alta de 7% no volume, sustentado por sua forte presença no varejo”, enfatiza o analista.

As concorrentes Raízen, controlada da Cosan, e o posto Ipiranga, que pertence à Ultrapar, tiveram desempenhos bem aquém, ao totalizaram no 4° trimestre alta no volume de apenas 1,6% e baixa de 5%, respectivamente.

Lucas Simões – Money Times