BiodieselBR
Publicidade

Eni passa a vender diesel renovável ao consumidor final na Itália

A petroleira italiana, Eni começou essa semana a distribuir para os postos italianos o Eni Diesel + que tem 15% de diesel renovável em sua composição.
BiodieselBR.com 2 min de leitura
A petroleira italiana, Eni começou essa semana a distribuir para os postos italianos o Eni Diesel + que tem 15% de diesel renovável em sua composição. Nessa primeira etapa, o novo produto vai estar disponível em 3,5 mil postos por todo o país europeu.

ENIDieselRenovavel 220116
A petroleira italiana, Eni começou essa semana a distribuir para os postos italianos o Eni Diesel + que tem 15% de diesel renovável em sua composição. Nessa primeira etapa, o novo produto vai estar disponível em 3,5 mil postos por todo o país europeu.

A empresa vem desenvolvendo esse novo produto e a tecnologia para sua produção em larga escala desde 2006 em parceria com a norte-americana Honeywell. Em setembro de 2012, tomou a decisão de converter totalmente sua refinaria de Porto Marghera, na cidade de Veneza, para a produção de biocombustíveis.

Com capacidade para produção de 300 mil toneladas ao ano, a fábrica foi a primeira de seu tipo a passar por uma conversão completa.

Chamado Ecofining, o processo converte óleos e gorduras vegetais e animais em hidrocarbonetos quimicamente semelhantes ao óleo diesel de origem mineral. Segundo testes realizados pela empresa, em termos de performance o novo produto se sai até melhor do que diesel convencional graças a maior concentração de cetano e reduz as emissões de CO2 em cerca de 5%.

Além disso, os níveis de emissões de poluentes locais também caem substancialmente – 40% no caso do monóxido de carbono e 20% para materiais particulados.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Compartilhar: