PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bioquerosene

Evento em MG discute oportunidades na cadeia do bioquerosene


Assessoria Ubfabio - 29 ago 2017 - 13:44

As oportunidades que a consolidação da cadeia de valor do bioquerosene deverá abrir dentro dos próximos anos será o tema de um evento que acontece entre hoje e amanhã em Belo Horizonte. Batizado Seminário de Desenvolvimento Sustentável e Descarbonização, o encontro está sendo organização pela Ubrabio, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Governo do Estado de Minas Gerais.

A aviação é responsável por aproximadamente 2% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) em nível global, uma fatia que está em crescimento. Para tentar reduzir o impacto ambiental, as empresas do setor de aviação de 192 países – incluindo as que atuam no Brasil – se comprometeram a neutralizar o crescimento das emissões de carbono a partir de 2020, numa iniciativa coordenada pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO, sigla em inglês).

Nesse contexto o bioquerosene surge como uma alternativa renovável ao querosene de aviação de origem fóssil. “A forma mais efetiva de neutralizar e reduzir essas emissões é o uso de biocombustível”, avalia o diretor de Biocombustíveis de Aviação da Ubrabio, Pedro Scorza.

O encontro em Minas tem o objetivo de promover o debate sobre o protagonismo brasileiro no programa de descarbonização assumido nos acordos internacionais, investimentos em projetos de reflorestamento para energia e biocombustíveis de aviação, com oleaginosas da biodiversidade regional do Brasil, e também biomassas comerciais já disponíveis, como a soja e a cana.

O evento vai reunir empresários, pesquisadores, representantes do poder público e da sociedade e abordar temas como o RenovaBio (programa do governo federal de estímulo aos biocombustíveis), o Programa Brasileiro de Mitigação das Emissões de GEE e integração CORSIA/ICAO, iniciativas no Brasil, a Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis de Aviação, matérias-primas promissoras, políticas públicas, linhas de financiamento e regulação, entre outros.

Seminário de Desenvolvimento Sustentável e Descarbonização: oportunidades de negócios e investimentos na cadeia de valor do bioquerosene

Quando: 29 e 30 de agosto de 2017
Onde: Belo Horizonte (MG)
Organização: Ubrabio, Fieme e Governo de MG
Mais informações: clique aqui [https://www.sympla.com.br/seminario-de-desenvolvimento-sustentavel-e-descarbonizacao__165443]