PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Produção de biodiesel cresce com força nos EUA


BiodieselBR.com - 08 jun 2011 - 12:03 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Na semana passada, o U.S. Census Bureau – órgão do governo norte-americano que desempenha um papel similar ao que o IBGE faz aqui no Brasil – publicou os números oficiais da produção norte-americana de óleos e gorduras que a indústria dos Estados Unidos transformou em biodiesel durante o mês de abril. Os dados indicam aumento considerável da produção de biodiesel no período.

Segundo as tabelas compiladas pelo organismo governamental, a indústria de biodiesel dos Estados Unidos processou quase 210,3 mil toneladas de gorduras durante ao mês de abril contra pouco mais de 177,8 mil toneladas registradas nos números do mês de março. Alta de 18,2% em apenas um mês.

Mas a alta mais notável é em relação a janeiro e fevereiro desse ano quando esse mesmo número havia ficado na casa das 105 mil toneladas. Os níveis de produção em abril praticamente dobraram em relação aos registrados nos dois primeiros meses do ano.

Para atender as exigências do Renewable Fuel Standart (Padrão de Combustíveis Renováveis) estipulados pela Agência de Proteção Ambiental do governo dos Estados Unidos, a indústria norte-americana precisará produzir pelo menos 3 bilhões de litros de biodiesel esse ano. Nesse sentido, a produção de abril ainda é pequena e deve crescer mais. A alta dos últimos dois meses parece indicar o início dessa curva de alta.

Trata-se um salto e tanto na produtividade de uma indústria que, ano passado, produziu apenas 1,17 bilhão de litros nas contas da Administração de Informações de Energia (EIA, na sigla original em inglês).

Executivos ligados ao setor acreditam que existe uma forte possibilidade dos norte americanos terminarem o ano como o maior produtor mundial de biodiesel.


Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com