BiodieselBR
Publicidade

Estudos querem aproveitar glicerina como fungicida

Projeto pretende transformar o resíduo de glicerina em um recurso aproveitável, como um fungicida e herbicida.
BiodieselBR.com 2 min de leitura
Projeto pretende transformar o resíduo de glicerina em um recurso aproveitável, como um fungicida e herbicida.

 Um grupo de pesquisadores do departamento de “Produção vegetal no sistema de cultivos mediterrâneos” da Universidade de Almería na Espanha estão desenvolvendo um projeto orientado para transformar o resíduo de glicerina gerada na produção de biodiesel em um recurso  aproveitável, como o seu uso em fungicida e herbicida.

Com esse projeto, os especialistas pretendem diminuir a acumulação deste resíduo e produzir matérias-primas para aplicações agrícolas. Neste contexto, o estudo pretende transformar o resíduo em produtos como fungicida, herbicida e como matéria orgânica para o solo e pretendem também demonstrar que a glicerina servirá também para controlar patógenos.

Segundo a pesquisadora Milagrosa Santos será preciso investir em pesquisa para aprimorar o método, pois a aplicação do produto mostrou uma diminuição de germinação das sementes.

Urgência
“Há que se determinar a dose certa a ser utilizada para que se obtenha o efeito desejado para o controle dos patógenos sem minimizar a germinação das sementes”, assegurou Santos, que vê a necessidade urgente de encontrar uma solução que permita aproveitar esse resíduo, já que a produção de glicerina corresponde a cerca de 10% de todo o biodiesel produzido.

A glicerina precisa ser purificada para a aplicação tradicional, como por exemplo, na indústria de cosméticos, o que pelo preço atual se torna economicamente inviável.

Fonte: Ideal.es
Tradução e adaptação: BiodieselBR.com
Compartilhar:

Artigos relacionados