PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Diretor-geral da ANP vê com "estranheza" reclamações sobre a qualidade do biodiesel


BiodieselBR.com - 07 jul 2011 - 15:18 - Última atualização em: 06 mar 2012 - 11:44

Foi realizada hoje na sede da Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) uma reunião com a Ubrabio para tratar da qualidade do biodiesel. A reunião contou com a presença dos associados da Ubrabio e do diretor-geral da ANP, Haroldo Lima.

Segundo nota enviada pela Ubrabio, Haroldo Lima disse ver “com estranheza alguns segmentos da cadeia do biodiesel reclamarem de qualidade enquanto grandes empresas, como a Vale, pedem todos os dias autorização à ANP para usarem até B30 em suas frotas cativas”. A fala parece ser uma referência clara aos questionamentos do Sindicom e ao recente relatório da Fecombustíveis que apontou a qualidade como um dos principais problemas no setor de biodiesel.

Pautas
Segundo a Ubrabio, no encontro foram debatidos três pontos principais: um novo Marco Regulatório para o setor, apoio para a implementação do B20 Metropolitano nas grandes capitais brasileiras e maior atuação pra garantir a qualidade de biodiesel. A Ubrabio entregou uma carta onde reafirma o interesse em estreitar a parceria em prol do programa de biodiesel. "Para a Ubrabio, todos os elos da cadeia tem que seguir a risca o manual de boas práticas produzido pela ANP e se existir problema pontual, que seja assumido e corrigido para que o PNPB e os consumidores não sejam prejudicados", afirmou o presidente do Conselho Superior da entidade, Juan Diego Ferrés.

O diretor-geral ainda anunciou que a agência irá contratar uma empresa certificadora independente para avaliar o biodiesel desde a produção até os postos de combustíveis e assim desmistificar a questão da qualidade do produto. Lima acredita que assim será possível avançar para uma maior mistura do biodiesel ao diesel fóssil em 2012.

O diretor da agência ainda informou que está sendo estudada uma mistura maior de biodiesel no transporte público na cidade do Rio de Janeiro durante as olimpíadas.

BiodieselBR.com