PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

ANP fala sobre o resultado do releilão


BiodieselBR.com - 29 jun 2011 - 14:02 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

A assessoria de imprensa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mandou hoje uma resposta a solicitação feita por BiodieselBR sobre os prazos para a divulgação dos resultados do releilão de biodiesel.

Segundo a nota enviada pela agência, as regras estabelecidas pela Portaria 274 de 2011 do Ministério de Minas e Energia (MME) só exigem que os resultados dos releilões sejam divulgados depois que todo o processo de comercialização do biodiesel para as distribuidoras de combustíveis esteja encerrado. De acordo com a nota, isso ainda não teria acontecido e está faltando a finalização de uma última etapa do processo, prevista para acabar ainda hoje. Ou seja, a partir de amanhã o resultado já deve ser disponibilizado pela agência.

Dois releilões
Justamente aí a nota da ANP acrescenta uma informação interessante, indicando que o processo de comercialização de biodiesel se divide em mais uma etapa. O caso é que a Petrobras e a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) repassam aos distribuidores os volumes de biodiesel adquiridos durante os leilões em dois releilões diferentes, não de uma vez só. Enquanto o releilão da Petrobras foi encerrado em 17 de junho passado, o da Refap só será finalizado hoje.

Segundo a assessoria de imprensa da ANP, assim que disponíveis, os resultados dos dois releilões serão publicados no website da agência.

O fato das negociações com as distribuidoras se prolongar por bem mais tempo do que o mercado imaginava, evidencia uma situação arriscada. Com as entregas do biodiesel vendido no leilão 22 marcadas para começar daqui há apenas dois dias, as distribuidoras terão prazos bastante apertados para planejar como farão a retirada dos volumes adquiridos nas usinas de biodiesel.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com