PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Macaúba

CTBE organiza workshop sobre o potencial da macaúba


BiodieselBR.com - 15 mai 2017 - 17:43

A macaúba é uma palmeira nativa com ampla distribuição pelo território brasileiro. Embora a espécie ainda não tenha sido completamente domesticada a ponto de permitir seu plantio comercial, as pesquisas indicam que ela tem o potencial para se tornar uma séria concorrente em relação à palma-de-óleo em termos produtividade – podendo chegar a quatro toneladas de óleo por hectare ao ano.

Há cerca de 10 anos, o Brasil vem aumentando os investimentos em pesquisas com a espécie. A palmeira tem sido uma apontada como uma das melhores apostas nos sistemas lavoura-pecuária-floresta podendo ajudar na recuperação de pastagens degradadas ao mesmo tempo em que agrega renda à atividade pecuária.

Apesar disso tudo, a macaúba só é plantada comercialmente em Minas Gerais. No restante do país, a produção apenas em bases extrativistas.

Pelo lado dos desafios existe a necessidade de mecanização da produção, melhor entendimento de aspectos biológicos e agronômicos, regulação e desenvolvimento da cadeia produtiva.

Por esse motivo, o CTBE e a Instituto Agronômico (IAC) decidiram organizar um evento onde pretendem reunir pesquisadores e empresas que vem investindo na consolidação dessa nova cultura. O encontra acontecerá em Campinas (SP).

SERVIÇO
Macaúba, oportunidades e desafios

Quando: 07 de junho
Onde: Campinas – SP
Informações: pages.cnpem.br/wectbe
Organização: CTBE e IAC

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com