PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analise2

Aspectos Sócio-Culturais


. - 18 ago 2006 - 22:36 - Última atualização em: 24 fev 2012 - 14:17

Hoje se pode afirmar a existência de grande êxodo rural nas áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos. O “homem do campo” sai de suas origens, em busca de melhores condições de vida na cidade, mas muitas vezes o que acontece é exatamente o contrário. Quando abandona seu habitat natural, o homem depara-se com situações em que não está acostumado e acaba perdendo a dignidade e leva uma vida pior do que aquela levada no campo.

Um aspecto da utilização do biodiesel é que ele promove a fixação do homem no campo em condições dignas, reduzindo a necessidade de novos investimentos em infra-estrutura nas cidades, conseqüente da migração intensiva de trabalhadores rurais desempregados.

Também há a geração de novos empregos - diretos e indiretos - tendo como  resultado a redução da violência urbana, com a possível reversão das migrações.

Outro aspecto é a ocupação de grandes áreas, ameaçadas por interesses internacionais, com um programa de grande alcance social e estratégico; além da distribuição de renda mais eqüitativa.

Situação dos Domicílios

O Brasil tem capacidade para liderar o maior mercado de energia renovável do mundo. Isso porque no país existem terras cultiváveis em abundância para produção de matéria prima para fabricar o biodiesel.

Pode-se notar também a persistência dos valores culturais centrais que englobam a originalidade do Brasil e a busca daquilo que podemos chamar de “nosso”. Hoje, o Brasil está na moda e tudo aquilo que é produzido por aqui, é muito valorizado internacionalmente. O brasileiro está aos poucos resgatando sua cultura, em busca de raízes e origens.

A expectativa é que até 2008 aproximadamente 250 mil famílias estejam envolvidas na produção de biodiesel, podendo gerar ou manter empregos no campo da ordem de 500 mil trabalhadores uma vez que a demanda anual é de aproximadamente 800 milhões de litros de biodiesel no País.

Uma indústria que estiver nas regiões prioritárias (indicadas pelo governo) poderá ter isenção total de impostos, já que no programa consta que o biodiesel produzido a partir de mamona e dendê fornecidos por agricultores familiares das regiões Norte, Nordeste e do semi-árido terá 100% de redução em relação à regra geral de cobrança do PIS e Cofins para o produto. Isso não significa que as demais regiões não recebem incentivos. (Veja tabela com os impostos)

Os benefícios tributários serão concedidos aos produtores industriais de biodiesel que tiverem o Selo Combustível Social. Para receber o selo, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o produtor industrial deve adquirir a matéria prima de agricultores familiares, além de estabelecer contrato com especificação de renda e prazo e garantir assistência e capacitação técnica.

Estes projetos de inclusão social “esbarram” diretamente na decisão da localização da refinaria uma vez que tem grande enfoque de, sustentavelmente, incluir os agricultores familiares nas cadeias produtivas do biodiesel dando suporte financeiro, assistência técnica e organização produtiva. O objetivo é garantir oferta de matéria prima de qualidade e em escala econômica, assim como fortalecer a participação dos agricultores familiares e suas associações em empreendimentos industriais.

O Apoio a Produtos Ecologicamente Corretos

As discussões relacionadas com o futuro do planeta são pautas de diversas reuniões, matérias e debates. A população, aos poucos, conscientiza-se com relação ao uso correto daquilo que a natureza oferece. Essa nova visão encontra-se com uma gradual mudança nos valores dos povos e na conseqüente busca por uma maior sustentabilidade.

Essa conscientização também chega até as empresas, (as quais são compostas por pessoas), devido às cobranças da sociedade e dos governos.

Conseqüentemente, as empresas são mais cobradas e “vigiadas” pelos seus atos e terão que se adaptar a essa “nova” realidade cultural.

Empresas cujos valores são de apoio e desenvolvimento social possuem base forte e apoio da atual sociedade. Um projeto de fabricação de biodiesel com utilização de agricultores familiares apóia e incentiva a inclusão social, promovendo o desenvolvimento e permanência do homem no campo.