O futuro da exploração de petróleo no mar está em xeque

// maio 11th, 2010 // Biodiesel

Passaram-se 20 dias e o vazamento de óleo no Golfo do México contínua. Apesar de todas as tecnologias sofisticadas que estão sendo testadas sucessivamente, a BP não está conseguindo conter o vazamento de petróleo que está se configurando como um dos maiores desastres ecológicos da história da indústria do petróleo. Uma das conseqüências foi a imediata suspensão de licenças para exploração de petróleo no mar dos Estados Unidos e uma imensa pressão de ambientalistas. Fica a pergunta: e se acaso isso estivesse acontecendo no Brasil, principalmente se fosse uma futura plataforma do pré-sal, onde as profundidades de perfuração serão bem maiores que as do Golfo do México?

Catálogo do biodiesel 2010



3 Comentários em “O futuro da exploração de petróleo no mar está em xeque”

  1. Viktor Unger disse:

    A PETROBRAS nao e — B.P. A experiencia da PETROBRAS tem mostrado isto na sua historia de exploracao. Peço aos jornalistas que nao se deixem levar pelos fracassos dos outros e aplicar os desastres deles para diminuir as nosas capacidades.

    Nos anos de 40 no seculo passado os americanos diziam que o BRASIL so tem oleo no mar e na hora que achamos gostariam que no furamos mais, so para ficarem pendentes de novo.
    Não escutem o ronco dos leoes, o jardim inteiro e nosso junto com os leoes.
    Brasil tem tudo que precisamos os conselhos duvidosos e a inveja dos incapacitados, vai para frente BRASIL.

  2. sueli ferreira disse:

    Acho imprescindível que o mundo adote uma postura crítica quanto a exploração de petróleo no mar. Acidentes como o do Golfo do México põe em risco as futuras gerações, a vida no planeta, e nós não temos o direito de apostar na eventualidade de erros futuros. Devemos sim buscar as novas possibilidades de energia segura, como o Biodiesel, que não expõe risco ao meio ambiente ou as futuras gerações. Basta de egoísmo econômico.

  3. Frederico Dantas disse:

    Os produtores de biodiesel preocupam-se com o metanol e esquecem que uma nova tecnologia existe e que permite a produção do biodiesel etílico com alta pureza com qualidade superior e produção do glicerol de alta pureza com maior valor agregado. Quanto ao uso do bagaço de cana para a produção de álcool, não acredito, porque as usinas usam o bagaço para produzir sua própria energia, e o bagaço não é produzido em excesso. Para trocarmos idéias deixo o meu endereço do SKYPE: fredericoadantas

Deixe o seu comentário