Custo de produção de biodiesel deve aumentar!

// março 8th, 2010 // Biodiesel

O governo anunciou hoje retaliação aos Estados Unidos. Na lista de produtos que terão a alíquota de importação aumentada está o metanol, a qual passará de 12 % para 22 %. O custo de matéria-prima para a produção de biodiesel que já estava em torno a 80 % do custo total deve aumentar ainda mais, o que poderá comprometer a nossa produção!

Catálogo do biodiesel 2010



3 Comentários em “Custo de produção de biodiesel deve aumentar!”

  1. Carlos Eduardo disse:

    É importante lembrar que a retaliação serve apenas para o metanol dos EUA. Portanto se a origem do metanol for outros países esse aumento de custo não se verifica.

  2. Paulo Anselmo Ziani Suarez Suarez disse:

    Concordo em parte com você. Os EUA são os maiores produtores mundiais de metanol. No mínimo, o mercado brasileiro vai ter uma importante parcela da oferta encarecida, o que deve resultar numa menor concorrência e provavelmente num aumento do custo. Claro que são apenas conjecturas, pois é muito difícil fazer uma avaliação de mercado. Mas certamente essa decisão do governo brasileiro trará algum efeito no preço do metanol.

  3. Por outro lado, o Metanol sofrendo maiores alíquotas, o Etanol anidro será favorecido. Para que tem tecnologiaem empregá-lo, é uma grande vantagem.

Deixe o seu comentário