Opiniões

Álvaro Barreto


BiodieselBR.com - 02 jan 2014 - 12:39 - Última atualização em: 16 mai 2014 - 12:09
Pesquisas sobre a qualidade do biodiesel com diferentes matérias-primas

O Brasil dispõe de uma grande diversidade de espécies vegetais das quais se podem extrair óleos para a produção de biocombustíveis, a exemplo do biodiesel. A maioria desses óleos não tem produção em escala e o óleo de soja é hoje o principal insumo da indústria nacional de biodiesel. O que diferencia os óleos vegetais uns dos outros é que eles são constituídos por diferentes proporções de ácidos graxos, cujos níveis de saturação afetam algumas das propriedades do biodiesel obtido.

No III Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, vários trabalhos dos institutos de pesquisa e universidades brasileiras, analisaram a utilização de uma ampla gama de óleos, tanto os mais comuns quanto outros pouco conhecidos e exóticos, na obtenção de biodiesel, conforme os padrões de qualidade da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Algumas das propriedades do biodiesel obtido dos óleos de microalgas, buriti, andiroba, ucuúba, tucumã, baru, moringa oleífera e chichá foram discutidas.

Tais matérias-primas mostraram grande potencial, mas suas variadas características apontam também a necessidade de uma rigorosa avaliação dessas fontes para o atendimento das especificações da ANP e aplicações práticas do biodiesel produzido. Notadamente essas matérias-primas podem produzir combustível cujas propriedades em baixas temperaturas são afetadas. Entre as características mais sensíveis estão a viscosidade, a estabilidade à oxidação e o caráter higroscópico do biodiesel.

No entanto, apesar desses problemas o país pode tirar maior proveito dessa grande variedade de plantas. O que se aponta como essencial é a necessidade de se ajustar as tecnológicas e o tempo de resposta da agricultura. Com isso em mente o país certamente poderá tirar proveito integral da sua enorme diversidade de óleos vegetais.

Bill Costa – Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)