BiodieselBR.com

Sab02082014

    Lembrar | Esqueceu a senha? Não é assinante? Assine já!

Produção Mundial de Mamona

Até 2002 a Índia, China e Brasil eram os três principais países produtores, em área e produção, de mamona em baga, desde 1980, tendo em 2001 sido responsáveis por 89% da área e 94% da produção mundial. Hoje os maiores produtores são a Índia, a China, o Paquistão, a Tailândia e o Brasil com o 5º lugar. A Alemanha e Tailândia são os principais países importadores, tendo sido responsáveis, em 2000, por 91% das importações mundiais de mamona em baga.

O Brasil, que já figurou entre os quatro maiores importadores, entre 1998 e 2000 praticamente não realizou importações e, também, não tem importância entre os países exportadores de mamona em baga, onde se destacam entre os três principais exportadores a Índia e o Paraguai. A China consome toda sua produção internamente, não participando do mercado internacional, ao contrário da Índia que se coloca como grande concorrente do Brasil nesse mercado.

Em termos de óleo de mamona os três maiores produtores mundiais são a Índia, a China e o Brasil, que participaram, em 2001, com 92% da produção mundial. Os três maiores importadores mundiais são a França, os Estados Unidos e a China. O Brasil aparece como segundo maior exportador mundial, mas a uma grande distância da Índia que, em 2001, participou com 85% das exportações mundiais.

Tudo sobre biodiesel