PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Petrobras já pode fabricar diesel R na Refinaria Presidente Bernardes


BiodieselBR.com - 09 ago 2023 - 17:20

A Petrobras está avançando em seu plano de aumentar a oferta do diesel R – produto que já sai de fábrica com uma parcela renovável – no mercado brasileiro. Nessa terça-feira (08), a estatal obteve uma nova autorização na qual a ANP dá permissão para a petroleira passar a fabricar esse novo combustível na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC). Já são quatro das 11 refinarias da estatal autorizadas a ofertar diesel R.

Localizada na cidade de Cubatão (SP), a RBPC é a 7ª maior refinaria do país com uma capacidade para processar quase 24,5 mil m³ por dia de petróleo.

De acordo com o documento que foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União, só uma das duas unidades de hidrotratamento de diesel do complexo poderá fabricar diesel R. A chamada U-32313, cuja capacidade nominal é de 11 mil m³ ao dia, vai poder a acrescentar até 10% de óleo vegetal às frações de petróleo que processar.

Usando as mesmas regras que a ANP adota para calcular a capacidade instalada nas plantas de biodiesel, o percentual de óleo vegetal que a RPBC poderá adicionar a seu diesel seria equivalente à produção de uma usina de 396 mil m³ anuais. É o suficiente para disputar de igual para igual com a Cofco de Rondonópolis (MT) – 11ª maior usina de biodiesel do país.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR