PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Parceria entre Binatural, Volvo e BRG testa uso de B100 em geradores


BiodieselBR.com - 20 nov 2023 - 11:29

Uma parceria iniciada há cerca de um ano entre a Binatural, a Brasil Geradores (BRG) validou o uso de biodiesel puro na alimentação de geradores elétricos equipados com motores Volvo Penta – fabricante de motores de alta performance para os setores naval e industrial. Para validar essa nova tecnologia, três equipamentos passaram por 2.000 horas de operação contínua.

Os geradores do modelo BRGB Slim com potência de 625 quilovoltampere (kVA) estão instalados na usina da Binatural em Simões Filho (BA). Eles fornecem a energia que movimenta os equipamentos responsáveis pela mistura do biodiesel fabricado pela planta que é capaz de fabricar até 360 mil m³ de biodiesel por ano – 14ª maior do país.

O projeto de desenvolvimento atendeu a uma demanda da Binatural que queria usar seu próprio produto para garantir sua operação. “Chegamos a esta solução sustentável, movida 100% a biodiesel, o mesmo que produzimos, o que nos dá muito orgulho”, afirmou o cofundador e CEO da Binatural, André Lavor, acrescentando que o projeto garante a eficiência energética da operação.

Os três geradores contam com motores TAD-1344GE fabricados pela Volvo Penta que apoiou o projeto. Foram feitas análises minuciosas dos componentes dos motores de forma a atestar que o uso de B100 não teve efeitos adversos.

A BRG e a Volvo Penta estão abertas ao desenvolvimento de novos projetos envolvendo misturas de biodiesel superiores à obrigatória.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com