PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Regulação

ANP aprova adição obrigatória de corante ao diesel marítimo na Região Norte


BiodieselBR.com - 12 abr 2024 - 17:12

As distribuidoras que operam na Região Norte terão que passar a adicionar corante violeta ao óleo diesel marítimo que comercializarem. Para outras regiões, a adição será opcional. A nova obrigação foi aprovada ontem (11) pela Diretoria Colegiada da ANP.

A medida foi adotada para permitir que consumidores e fiscais consigam diferenciar visualmente o óleo diesel marítimo dos combustíveis de uso rodoviário. A ideia é coibir que esse produto – que é mais barato por ser isento da adição de biodiesel e ter maior teor de enxofre – seja desviado por agentes mal-intencionados.

O uso de combustível naval em veículos terrestres pode levar a problemas mecânicos e no aumento das emissões de poluentes.

Na minuta da proposta que foi colocada em consulta pública em setembro passado, a obrigatoriedade valeria para todo o território nacional. Segundo relato do diretor da ANP, Fernando Moura, o texto foi modificado para a Região Norte onde a maior parte das irregularidades se concentravam.

Os estudos que atestaram a segurança do uso de corantes no diesel marítimo foram conduzidos pelo Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da Agência (CPT) da ANP.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da ANP