PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Combustível do Futuro: Governo prevê R$ 14 bi em infraestrutura para carros elétricos


epbr - 29 set 2023 - 10:26

O governo federal calcula que a indústria automobilística brasileira investirá cerca de R$ 14 bilhões em infraestrutura para carros elétricos até 2035, com a aprovação do PL do Combustível do Futuro.

O projeto de lei foi encaminhado pelo presidente Lula (PT), este mês, ao Congresso Nacional e engloba propostas para a mobilidade de baixo carbono.

O Ministério de Minas e Energia (MME) estima que, com o programa, o consumo anual da frota de veículos eletrificados pode chegar até 4,4 TWh até 2030, representando de 0,5% a 1,5% do consumo elétrico brasileiro.

A mudança resultará na redução de 3 a 5 bilhões de litros de gasolina consumidos anualmente.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), projeta que o crescimento terá um impacto positivo em setores como o da mineração, uma vez que minerais estratégicos serão cada vez mais demandados para a produção de baterias dos carros elétricos.

“Além de implementarmos fonte de energia limpa na frota de veículos, iremos impulsionar diversos setores, como o da mineração, que terá seu potencial ainda mais explorado”, ressalta Silveira.

Outra previsão é que o Combustível do Futuro gere mais de 1,2 milhões de empregos diretos e indiretos no setor automobilístico, segundo o MME.

Rota 2030

Prevista para ser lançada nas próximas semanas, a segunda fase do Rota 2030 também deve aquecer o mercado automotivo.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por verificar o cumprimento das ações de P&D do programa, mais de 2 mil projetos de 93 empresas serão analisados, abrangendo o período de 2018 a 2021.

O Rota 2030 busca fomentar investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e a adoção de biocombustíveis e tecnologias limpas em veículos.

O governo planeja integrar a iniciativa com o Combustível do Futuro, o RenovaBio e o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

Millena Brasil – epbr