PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Motores

Volvo encerra produção de carros diesel


BiodieselBR.com - 27 mar 2024 - 10:00 - Última atualização em: 28 mar 2024 - 10:17

A Volvo fabricou seu último carro de passeio a diesel depois de 45 anos. A última unidade equipada com esse tipo de motor – destinado ao museu da montadora – foi fabricada esta semana na fábrica de Torslanda, na Suécia.

A decisão da empresa de abandonar a tecnologia havia sido anunciada em setembro passado durante evento em Nova York e faz parte dos planos da montadora para zerar suas emissões de gases de efeito estufa e eletrificar toda sua linha até 2040.

A Volvo foi uma das pioneiras na oferta de carros leves motivos à diesel na Europa. Seus primeiros modelos começaram a ser vendidos em 1979 quando esse tipo de motorização no segmento passeio ainda era um produto de nicho.

Mudança acelerada

Em nota divulgada à imprensa, a montadora informou que “apenas cinco anos atrás” os carros diesel eram o principal produto de seu portfólio e representavam a maior parte dos veículos de passeio vendidos na Europa.

A reputação dos veículos diesel já vinha mudando depois do estouro do Dieselgate quando várias montadoras foram flagradas burlando os limites de emissões de poluentes no mercado Europeu. E com a aceleração da eletrificação no mercado de carros leves as vendas de veículos diesel começaram a perder tração no mercado europeu. “A maior parte de nossas vendas no continente já é de carros eletrificados. No último ano, as vendas de veículos elétricos aumentaram em 70%”, diz a nota

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações Volvo