PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Cidades

Secretário-Geral da Fifa elogia ônibus híbrido a biodiesel


BiodieselBR.com - 27 nov 2012 - 18:23 - Última atualização em: 28 nov 2012 - 19:01
hibribus copa_271112
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, esteve em Curitiba nesta terça-feira (27) onde inspecionou o andamento de obras para a Copa do Mundo de 2014. Durante a visita pode conhecer de perto o hibribus, um modelo de ônibus de tecnologia híbrida – movido a eletricidade e biodiesel – que está em circulação na capital paranaense há pouco mais de dois meses.

O veículo desenvolvido pela Volvo aqui no Brasil conta com dois motores. Um elétrico usado quando o veículo está a baixas velocidades e outro convencional abastecido com biodiesel puro que garante a autonomia e performance. A combinação dos dois sistemas de propulsão garante economia de até 50% no consumo e redução nas emissões de poluentes.

O representante da Fifa está no Brasil para ver o andamento de obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014. Ele esteve acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do prefeito da capital paranaense, Luciano Ducci, e dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto. A comitiva fez o trajeto de 15 km entre o Aeroporto Afonso Pena e o Estádio Arena da Baixada a bordo de um destes veículos.

“Quando se organiza um evento como esse, a sustentabilidade é uma necessidade evidente. Queremos uma Copa verde. Estamos investindo muito nas arenas e em mobilidade, então, é preciso pensar no impacto sobre o Brasil e sobre o resto do mundo. Esse é uma questão que consideramos desde a candidatura do país e também como legado”, disse o secretário da Fifa em reportagem publicada pelo Terra.

A sugestão para que o traslado das autoridades fosse feita num desses onibus partiu da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio). "A Aprobio sugeriu para à autoridades de Curitiba que essa visita fosse feita com o hibribus. Eles gostaram da ideia e passaram para o comitê organizador local, que acabou recebendo a aprovação da Fifa", contou à BiodieselBR.com o superintendente da Aprobio, Julio Minelli.

Em junho passado, Aldo Rebelo reuniu-se com representantes das usinas e da Frente Parlamentar do Biodiesel e manifestou apoio a ideia de que o biodiesel fosse o combustível oficial da Copa de 2014.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com