PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Cidades

Hibribus começa a circular em Curitiba nesse sábado


Bem Paraná - 27 set 2012 - 09:42 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
hibribus curitiba_lancamento_270912
Os primeiros ônibus híbridos produzidos pela Volvo no Brasil, os chamados Hibribus, começam a circular com passageiros a partir do próximo sábado (29). A previsão era que os ônibus já tivessem começado a operar, mas uma portaria do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), desta semana, obrigou a empresa operadora a refazer alguns documentos o que atrasou o lançamento oficial.

O híbrido da Volvo é movido à eletricidade e a biodiesel, e reduz em 90% a emissão de gases poluentes em relação aos ônibus que usam a tecnologia de motores Euro 3, que encontram-se em circulação atualmente. Serão 30 ônibus híbridos circulando em Curitiba. Os primeiros dez veículos farão a linha Interbairros I que será totalmente operada com esse tipo de veículo.

Os outros 20 carros ainda não têm data para entrar em circulação.

Essa nova tecnologia foi apresentada pela Prefeitura de Curitiba durante a Rio+20 – a conferência da ONU sobre sustentabilidade realizada no Rio de Janeiro em junho passado. Embora a tecnologia tenha sido desenvolvida para rodar com diesel comum, Curitiba decidiu que seus carros rodariam usando biodiesel puro.

Teste
O Hibribus já vem circulando há alguns dias pelas ruas da capital paranaense como parte de uma rodada de testes. Ele circulou pelo trajeto da linha Interbairros I, simulando as condições de tráfego e realizando paradas nos pontos de ônibus como se estivesse em funcionamento, mas sem apanhar passageiros.