Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Promoção
Iniciar arrow Notícias arrow meio ambiente arrow Curitiba mostra importância da reciclagem do óleo vegetal

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Curitiba mostra importância da reciclagem do óleo vegetal

Imprimir E-mail
terça, 27 março 2007 . AEN   
Promoção
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promove, nesta quarta-feira (28) em sua sede, em Curitiba, o “Polentaço” – uma ação educacional relativa a destinação final de óleo vegetal usado. Durante a tarde, empresários que mais se destacam nesse segmento, como o restaurante Madalosso, a Lanchonete 10 Pastéis e o Shopping Muller vão fritar alimentos e trocar o óleo já utilizado por sabão em pedra com a empresa Ambiental Santos - única atualmente licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para dar a destinação adequada ao óleo de cozinha.

“O objetivo desse evento é mostrar à população as diversas formas de reciclagem de resíduos e a importância da destinação adequada deles para o meio ambiente. Além disso, vamos explicar o processo de reutilização correto do óleo pós-consumo com a participação espontânea de todos os segmentos envolvidos na reciclagem, o que dará ainda mais força à campanha”, declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

O secretário explicou ainda que qualquer empresa que queira executar a coleta, transporte e destinação final do óleo vegetal deve estar licenciada pelo IAP.

Ciclo – Cerca de 600 alunos de escolas da rede pública estadual, municipal e particular acompanharão durante todo o dia o processo de uso do óleo de fritura, até a destinação final, com a reciclagem que transforma o óleo em sabão. Os estudantes também percorrerão o trajeto que mostra o efeito do óleo sobre a água dos rios, flora e sob o solo quando destinado de forma irregular.

Eles receberão material didático produzido pela Secretaria, que explica desde a origem do óleo vegetal, até as possíveis formas de reciclagem. O material traz também informações sobre o biodiesel, composição e utilidades do óleo, legislação de resíduos sólidos no Brasil, efeito estufa e o ciclo do óleo e a troca por sabão.

A iniciativa é do programa Desperdício Zero, desenvolvido pela Secretaria, que tem como objetivo estimular a redução no volume de lixo gerado no Paraná. Para isso, o programa vem convocando grandes geradores de resíduos para incentivar a reciclagem e reutilização de materiais – diminuindo a quantidade de lixo encaminhado aos aterros sanitários.

“Na maioria das vezes, o que é lixo para uma empresa é matéria-prima para outra. Estamos reunindo diversos setores da cadeia produtiva, como fabricantes, revendedores e indústrias de reciclagem, para promover a troca de experiências e informações, estimulando o reaproveitamento de diversos materiais que seriam desnecessariamente encaminhados para aterros sanitários”, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Das 20 mil toneladas de lixo produzidas e depositadas diariamente nos aterros paranaenses, quase 10 mil correspondem a resíduos industriais. Neste sentido, o programa atua em oito fóruns setoriais: Resíduos Rurais (agrotóxicos e dejetos de animais), Resíduos Sólidos Urbanos (recicláveis e materiais orgânicos), Resíduos da Área de Saúde, Resíduos Industriais, Pilhas e Baterias, Pneus, Construção Civil e Lâmpadas. Todos os setores estão sendo convocados para discutir soluções para reduzir o volume de lixo gerado.

Comentarios (4)add comment

Gilberto :

Reciclagem
Gostaria de informacões de como entregar o oleo usado e saber se existe algum retorno financerio sobre esse produto entregue.

obrigado
 
23.02.2008 - 20:21
Votos: -1

Maria Fátima Fonseca Moreira Azevedo :

Reciclagem urgente
Soube à dias atravéz de uma noticia que um litro de óleo pode poluir um milhão de litros de agua. Isto faz-me refelectir e concluir . Que devia de haver uma maneira de recolher o óleo alimentar usado, pelo que sei já é feita a recolha para os oleos usados na mecanica. Então pensei fazer a seguinte sugestão: O óleo alimentar depois de usado podia ser recolhido nos garrafões vazios de água, que depois de cheios seriam levados para um local e dia a designar, para ser feita a recolha.
 
21.03.2008 - 08:48
Votos: +1

AMBIENTAL DO BRASIL :

COLETAS DE ÓLIO VEGETAL USADOS
COSTARIA DE OBNTER INFORMAÇOES COMO PODERIA EXECUTAR A RECOLHA DE ÓLIO VEGETAL USADOS, QUAL A TRAMITAÇÃO NESSESARIA E DOCUMENTAÇÃO.
 
9.09.2008 - 12:38
Votos: +1

cicero vital da silva :

coleta de óleo vegetal
tenho 29 anos não moro no paraná, mas essa cidade é um modelo em meio ambeiente gostaria que esse programa de coleta de óleo fosse levado as escolas e ao público em geral para que as pessoas acordacem por aonde eu moro as pessoas não tem noção de reciclar só poluir não tem respeito . sobre o óleo eu achei interessante porque ele não se perde e nem vai junto para o lixo
 
10.10.2008 - 09:50
Votos: +0

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Manual de Biodiesel

Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

Resultados da medida  O Brasil é um país de grandes chances de evoluir...
CANOLA X COLZA: O QUE HÁ DE VERDADE NISSO?  Minha gente, CANOLA é uma sigla de um fabricante ...
BONFIM CRATEÚS DIZ A PETROBRÁS INVESTIU 7...  BONFIM CRATEÚS DIZ,Essas Empresas da Petrobrás q...
BONFIM CRATEÚS FALA COMO ESSE POVO BRASILE...  BONFIM CRATEÚS,DIZ,como esse povo Brasileiro tém...
ISSO AINDA É POUCO, MAIS QUEDA VEM POR AÍ  TALVEZ COM ESSA QUEDA A BRASIL ECODIESEL VENHA A ...
LEGAL E ECOLOGICO  BOM MUITO BEM PENSADO EU NAO TERIA UMA IDEIA PAREC...
Reutilização de Óleos animais e vegetais...  Parabéns pela pesquisa, e que seja logo colocada ...
AGORA VÉM A PETROBRÁS 70.000 EMPREGOS.  BONFIM CRATEÚS,DIZ Primeiro a Brasil Ecodiesel,Ag...
Relacionado a manutenção da fertilidade d...  Sabemos que o petroleo esta escasso. No entanto te...
A MAMONA TÉM DE TUDO.  BONFIM CRATEÚS,DIZ MEU CARO TELMO HEINEN A MAMONA...
Mais comentários...

RSS Feed