PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Clima pouco favorável fez projeções para a safra de soja murcharem


BiodieselBR.com - 30 nov 2023 - 16:52

O mercado está – bem – menos otimista do que já esteve em relação à quantidade de soja que o Brasil deve colher no próximo ano. Embora, a maior parte das consultorias e órgãos governamentais que publicam estatísticas sobre a produção agrícola nacional ainda aposte que estamos nos encaminhando para um novo recorde, os números que foram publicados em novembro ficaram menos impressionantes. E, em ao menos um caso, já estão no campo negativo.

Na média, as projeções que foram publicadas ao longo do mês de novembro colocam a produção brasileira um pouco acima de 160,4 milhões de toneladas – o número leva em conta 12 projeções que foram compiladas por BiodieselBR.com. O valor está cerca de 3,7% acima dos 154,6 milhões de toneladas que, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foram colhidas no ciclo 2022/23.

A nova média, contudo, ficou mais de 2,6 milhões de toneladas abaixo da média mais otimista para a safra. Em agosto, um grupo de 5 relatórios indicava que os sojicultores brasileiros deveriam superar a barreira das 163 mil toneladas. Nos meses seguintes, o valor passou por ajustes, mas – no geral – se manteve estável.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR