PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Macaúba

Acelen fecha parceria com Unimontes em projeto de desenvolvimento de macaúba


BiodieselBR.com - 07 mar 2024 - 11:26

A Acelen está avançando em seu projeto para a domesticação da macaúba. Na última semana, a empresa que controla a segunda maior refinaria de petróleo do país – a Refinaria de Mataripe, em São Francisco do Conte (BA) – chegou a um acordo para licenciar uma tecnologia de germinação de sementes desta palmeira oleífera nativa do Brasil que foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

“Este é o primeiro licenciamento de uso de uma patente de tecnologia desenvolvida pela universidade. Mas, temos certeza de que estamos tendo uma abertura de portas”, ressaltou o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, na solenidade de assinatura do contrato com a petroleira.

O conhecimento será transferido para o Centro de Inovação Agroindustrial que o grupo pretende instalar em Minas Gerais precisamente para desenvolver a cultura comercial da macaúba. O centro – cuja criação foi anunciada em novembro passado durante a COP28 – vai receber R$ 125 milhões em investimentos nos próximos anos.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR