PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Importações de óleo de palma pela Índia atingem maior nível em 3 meses


Reuters - 15 dez 2023 - 09:38 - Última atualização em: 15 dez 2023 - 13:30

As importações de óleo de palma pela Índia em novembro aumentaram quase 23% em relação ao mês anterior, atingindo o maior volume em três meses, uma vez que as refinarias preferiram o óleo tropical ao óleo de soja e ao óleo de girassol, devido aos grandes descontos, informou um importante órgão comercial na sexta-feira.

O aumento das compras pelo maior importador mundial de óleos vegetais pode ajudar a reduzir os estoques de óleo de palma nos principais produtores, Indonésia e Malásia, e apoiar os futuros de referência.

As importações de óleo de palma da Índia em novembro aumentaram 22,8% em relação ao mês anterior, para 869.491 toneladas métricas, informou a associação SEA, sediada em Mumbai, em um comunicado.

As importações de óleo de soja aumentaram 10,8%, chegando a 149.894 toneladas, e as de óleo de girassol caíram 16,3%, atingindo o nível mais baixo em 17 meses, de 128.707 toneladas.

O aumento das importações de óleo de palma elevou o total de importações de óleo vegetal da Índia em novembro em quase 13% em relação ao mês anterior, para 1,16 milhão de toneladas, informou a associação.

Em novembro, os descontos do óleo de palma em relação ao óleo de soja e ao óleo de girassol aumentaram, levando os compradores a aumentar o uso do óleo de palma, disse um comerciante de Mumbai.

A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia, Malásia e Tailândia, enquanto importa óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.

As importações de óleo de soja nos últimos dois meses ficaram bem abaixo dos níveis normais, mas espera-se que aumentem em dezembro devido ao aumento da competitividade após a recente queda de preços, disse um negociante de Nova Délhi de uma casa de comércio global.

"Espera-se que as importações de óleo de palma diminuam em dezembro, já que seu desconto em relação ao óleo de soja foi reduzido nos últimos dias. Além disso, devido ao inverno, as refinarias comprarão menos", disse o negociante.

As importações de óleo de palma da Índia geralmente diminuem durante os meses de inverno, pois o óleo tropical se solidifica em temperaturas mais baixas.

Rajendra Jadhav e Brijesh Patel – Reuters