BiodieselBR.com

Qui27112014

    Lembrar | Esqueceu a senha? Não é assinante? Assine já!
Back Biodiesel Matéria-prima Mamona Notícias sobre a mamona Mamona é opção para o biodiesel na Fronteira do RS

Notícias sobre a mamona

Mamona é opção para o biodiesel na Fronteira do RS

Dois representantes da empresa Brasil Ecodiesel, de Fortaleza (CE), estiveram nessa quarta-feira (26-04) em Bagé (RS). Eles apresentaram à diretoria do sindicato dos trabalhadores rurais do município e de outras duas regiões, a proposta para produção de mamona por meio do Programa de Agricultura Familiar. A intenção da empresa é construir uma usina em território gaúcho. Em busca de matéria-prima, a companhia oferece capacitação, assistência técnica, sementes e garantia de compra aos agricultores familiares. Os produtores entrariam com a área para o plantio.

Conforme Rogério Barbosa, representante da Brasil Ecodiesel, a mamona não interfere na produção de outras culturas, servindo como ponto de diversificação agrícola. O óleo da mamona é usado para fabricação de biodiesel. "Pretendemos visitar propriedades da região de Bagé onde já existe plantação. Não se tem tradição, mas o solo é bom", destaca. A empresa tem parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e Federação dos Trabalhadores na Agricultura.

Leia também

Comentários  

0 Marcelo
28 Abril 2006 - 16:38 pm

Como faço para contactar fornecedores de semente de mamona Guarani L-2002? Poderiam me dar idéia do custo do quilo? ()
1
0 Telmo Heinen - Formosa GO
10 Maio 2006 - 20:52 pm

Para ter uma idéia do preço do biodiesel, informo-lhe de que nos dois leilões promovidos pela ANP onde foram comprados mais de 200 milhões de litros (maioria pela Petrobrás), os preços oscilaram entre R$ 1,80 a R$ 2,05 por litro para ser carregado no produtor, tem mais o ICMS e o frete para o comprador pagar. Isto serve para ter uma idéia do custo de fabricação, não serve?
A Petrobrás deverá revender este biodiesel na base de
R$ 1,40 a 1,50 para as Distribuidoras que o revenderão aos Postos de Abasrecimento. Como se vê, é uns 15 a 20 % de subsídio, além da diminuição do PIS/COFINS concedida ao Fabricante.
Para o biodiesel ficar bemviável, o óleo disel temque subir mais,o que não deve demorar, vai acontecer assim que o barril do petróleo chegar nos US$ 100.00
Abs,
2
-1 ROQUE PINTO AGUIRRE
15 Maio 2006 - 16:17 pm

ESTOU INTERESADO EM CULTIVAR MAMONA NO RIO GRANDE DO SUL, MAIS TENHO QUE OBTER INFORMAÇÃO DE CULTIVO,SEMENTE,COMO ESCOAR A PRODUÇÃO E SE TEM ALGUM CREDITO PARA PEQUENOS PRODUTORES.

e-mail
3
0 ROQUE PINTO AGUIRRE
18 Maio 2006 - 15:12 pm

COMO TER CONTATO COM A FABRICA QUE VAI SER ESTALADA NO RIO GRANDE DO SUL,PARA QUE OS PEQUENOS PRODUTORES DE MAMONAS TENHAM MAIS INFORMAÇÃO E OS QUE ESTÃO INTERESADO COMECEM O PLANTIL
4
0 Ruy Renato
21 Maio 2006 - 18:47 pm

Tenho interesse em cultivar. Gostaria de informações sobre sementes, plantio, produtividade, assistência técnica, controle pragas, colheita, quem compra, etc...
Meu Sítio esta localizado no município de Canguçu - RS
Muito obrigado,
Ruy Renato
5
+1 Marcos Vogel
30 Janeiro 2007 - 07:39 am

Gostária muito de saber quais as empresas que irão atuar com produção de culturas de biodiesel na região noroeste do RS (Três Passos).Sou Técnico Agropecuário e, pretendo desenvolver trabalhos na àrea da produção, pois é uma região de pequenos produtores.Se alguém puder me contatar ou indicar, serei muito grato.
6
0 Telmo Heinen - Formosa GO
30 Janeiro 2007 - 08:11 am

A Embrapa que pesquisa a mamona fica sediada em Campina Grande (PB)- Veja o site http://www.cnpa.embrapa.br
Quem pesquisa também é o IAC de Campinas-SP.
Não se iluda! O óleo de mamona atinge cotações de 800 dólares por tonelada, portanto muito caro para se fazer biodiesel tendo óleo de soja prontinho, só comprar por 550 dólares a tonelada, já com ICMS.
Então, se fosse fácil, já estariam plantando mamona para vender o óleo a 800 dólares e não ainda importar 80 mil toneladas por ano, da Índia...
Lembre-se também, sem Zoneamento Agrícola o Banco Não financia ou se financiar, não tem Seguro...
Portanto, pense!
7
0 Telmo Heinen - Formosa GO
30 Janeiro 2007 - 08:12 am

Experimente colocar no Google "sementes+mamona" (Assim, entre apóstrofos e com sinal de + pelo meio... e aparecerão inúmeros resultados!

"Achar" não vai achar... É obrigado a compra-las. rs rs rs
8
0 Airton
30 Janeiro 2007 - 08:14 am

Gostaria de Saber, qual o preço que vai custar o litro de Biodiesel?
9
0 Silvan Dorneles
30 Janeiro 2007 - 20:38 pm

Ei Telmo, o companheiro não precisa procurar e nem comprar semente de mamona,pra que gastar, é só ligar para a Brasilecodiesel passar o cpf que eles mandam de graça com o auxilio da contag e fetag.
10
0 Carlos Coelho
01 Fevereiro 2007 - 08:30 am

São Paulo, 1 de Fevereiro de 2007 - A matéria-prima mais incentivada para produção de biodiesel no Brasil, a mamona, está se tornando inviável para esse fim. O preço da tonelada do óleo está 38% maior que o da soja. A diferença é considerada histórica pelo analista da Safras & Mercados Miguel Biegai. Para ele, é provável que as indústrias beneficiadas pelos incentivos oficiais não estejam destinando o óleo da mamona para a produção do biodiesel, mas para exportação. Ocorre que a lei de incentivo prioriza a produção do óleo sem especificar o destino final do produto.

Página C-6(Gazeta Mercantil/1ª Página - Pág. 1)(Fabiana Batista)
11
0 Suzete Nascimento
12 Outubro 2010 - 16:17 pm

A Petrobrás está atravessando as cooperativas de plantadores de mamona comprando bagas, esmagando
em terceiros e exportando o óleo.
Está fazendo a mesma coisa que fez com os USINEIROS de alcool de Ribeirão Preto.
Ela já se diz EMPRESA DE ENERGIA. É que petróleo está sendo odiado por toda gente civilizada da Escandinávia.
É isso aí tropa de BABACAS !!!!!!
12