PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Energia

Biocombustíveis podem agravar fome, afirma ONU


Folha de S. Paulo - 10 mai 2007 - 06:21 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Relatório vê risco de competição de lavoura energéticas com produção de comida

Avanço sobre florestas também pode ocorrer, sobretudo no sudeste da Ásia; para brasileiro, álcool representa menos perigo

Um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) divulgado ontem pode ser considerado um sinal amarelo para a política internacional de expansão do mercado de biocombustíveis. Se for mal implementada, a tecnologia que promete ao mesmo tempo combater o efeito estufa e liberar o mundo do petróleo acabaria causando fome e destruição de habitats.

"Os biocombustíveis líquidos podem ameaçar a disponibilidade de suprimentos de comida adequados ao desviar terra e outros recursos de produção das plantações para alimento", diz o relatório. "Muitas plantações hoje usadas como fonte de biocombustível requerem terra agricultável de alta qualidade uso significativo de fertilizantes, pesticidas e água."

O documento de 64 páginas, porém, reconhece que "sistemas de bioenergia modernos bem projetados podem de fato aumentar a produção local de comida". Se o combustível ficar significativamente mais barato, a cadeia de produção e distribuição de alimentos também pode baratear o produto final.

"Mas esse não é o caso no momento", diz Luiz Pinguelli Rosa, secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Segundo o pesquisador da UFRJ, muitas das preocupações manifestadas no documento já são "discussão vencida" no caso do álcool de cana brasileiro."Aqui não há falta de alimento, há falta de dinheiro para as pessoas comprarem alimento", diz.

Em alguns momentos, porém, o relatório faz eco às declarações do ditador cubano Fidel Castro de que os biocombustíveis podem aumentar a fome no mundo.
"Adotar essa idéia para China e Índia, países superpopulosos onde não há tanta disponibilidade de terra, seria mais complicado", diz Pinguelli.

Segundo o último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática), os biocombustíveis podem ocupar até 10% da matriz do setor de transportes em 2030. O relatório não detalha quais plantas são mais adequadas para expandir a produção global de biocombustível, fazendo apenas algumas ressalvas. "Dependendo do tipo de plantação, do que ela está substituindo e dos métodos de cultivo e colheita, os biocombustíveis podem ter aspectos positivos ou negativos no uso da terra, na qualidade da água e do solo e na biodiversidade".

Desmatamento
Na opinião do cientista brasileiro, uma preocupação mais palpável é a de os biocombustíveis fazerem a fronteira agrícola avançar à custa da derrubada de florestas. O relatório da ONU, porém, lança mais críticas aos países asiáticos do que ao Brasil quando o assunto é desmatamento. Chega mesmo a elogiar o estabelecimento de 20% de reserva legal de mata em plantações de cana-de-açúcar em São Paulo.
"O que aconteceu, na verdade, é que o café já tinha feito o serviço do desmatamento antes da cana", diz Pinguelli. "Se a cana precisasse desmatar, ela teria desmatado", diz.


NA INTERNET - Leia o relatório completo (em inglês) http://esa.un.org/un-energy/