PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

O que você faz com o seu óleo de cozinha?


ConsumidorModerno.com.br - 22 jun 2007 - 06:12 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Já parou para pensar para onde vai o óleo de cozinha que joga pelo ralo da pia? Pois ele seguirá para as redes de esgoto, que são despejadas, em sua maioria, em rios e mares, poluindo estes locais com uma película que impede a passagem de oxigênio.

O certo é armazenar o óleo usado, já frio, em garrafas tipo pet, se possível, transparentes, e entregá-las para a reciclagem. Onde? Esse era um impeditivo para muitas pessoas que separavam o óleo. A boa notícia é que além de ONGs que cuidam desta reciclagem – procure endereços em sua cidade -, agora algumas lojas Pão de Açúcar também passaram a receber as pets com óleo.

Nas estações de reciclagem, o óleo usado se transforma em detergente (sabão ou sabonete) e biodiesel.

{sidebar id=13}O óleo arrecadado no Pão de Açúcar é encaminhado às cooperativas recicladoras de lixo cumprindo também uma função social, com geração de trabalho e renda. Das cooperativas, o material segue para uma empresa especializada e credenciada para ser transformado em biodiesel. Com isso, além de conduzir o óleo vegetal de volta ao sistema produtivo, a ação evita a extração de combustíveis fósseis, não renováveis. As unidades Pão de Açúcar que já possuem o coletor de óleo de cozinha são: Borba Gato, Brooklin, Carneiro da Cunha, Morumbi, Pedroso, Portal, Real Parque, Ricardo Jaffet e Santo Amaro, todas em São Paulo.

Por que reciclar

Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Além disso, essa contaminação prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. Para retirar o produto e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa. Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribui para a ocorrência de enchentes.

Ticiana Werneck

Veja também

Rio Grande do sul lança Projeto de Reciclagem de Óleo de Fritura