Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Promoção
Iniciar arrow Notícias arrow Petrobras planeja megaplanta de biodiesel para ser líder

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Petrobras planeja megaplanta de biodiesel para ser líder

Imprimir E-mail
terça, 15 janeiro 2008 . Reuters   
O baixo preço do biodiesel e os altos custos de produção são fatores temporários e não devem atrapalhar os planos da Petrobras de se tornar líder nesse segmento, afirmou à Reuters a diretora de Gás e Energia da empresa, Graça Foster, descartando no entanto qualquer tipo de subsídio.

Em junho, com atraso de um mês, a companhia inicia a produção em três plantas próprias, que somam 170 milhões de litros anuais, e se prepara para construir uma megausina no Nordeste com produção de até 400 milhões de litros de biodiesel por ano.

"A gente espera com isso deixar claro nosso marco como produtor relevante de biodiesel", afirmou a diretora, que ainda depende da aprovação da diretoria da Petrobras para iniciar as obras.

Os planos da estatal são de produzir 900 milhões de litros por ano a partir de 2012.

A nova planta, prevista para entrar em operação até o segundo trimestre de 2010 se aprovada, terá tecnologia desenvolvida pela Petrobras e será "altamente eficiente do ponto de vista energético, com uma estruturação totalmente diferente do que é hoje", disse Graça.

Ela explicou que a idéia é estruturar toda a cadeia, do fornecimento à distribuição, com o maior peso possível da agricultura familiar, e usar a combinação de várias oleaginosas para otimizar o custo. "Se estou com problemas na soja rodo com óleo de algodão, ou dendê", explicou.

"É uma integração absoluta da produção do óleo, da esterificação, e da colocação desse biodiesel no mercado através de uma logística madura como é a logística da BR Distribuidora", disse a ex-presidente do braço de distribuição de combustíveis da estatal. A produção poderá ser para consumo interno e exportação, ressaltou.

 PREÇO

A diretora afirmou estar preocupada com a redução de quase 25 por cento do preço do biodiesel, enquanto a soja dispara no mercado --essa oleaginosa é a principal matéria-prima do biodiesel produzido no Brasil. Ela avaliou que isso pode refletir estoques feitos por alguns produtores, além de uma forte competição, mas que até o final do ano os preços vão se recuperar.

"Os novos leilões (do governo) vão resolver o problema, porque não é possivel produzir nesse preço", disse, referindo-se aos leilões da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Ela descartou também problemas de entrega do biodiesel contratado nos leilões realizados pela ANP nos últimos dois anos, lembrando que as empresas que participam desse segmento estão investindo pesado e tem uma imagem a preservar.

"Nós acreditamos que, como existem contratos, prevalecerá a produção, e (as empresas) atenderão a demanda, até porque existem penalidades", explicou.

O país precisa produzir 840 milhões de litros de biodiesel por ano para atender a atual obrigatoriedade da mistura de 2 por cento do produto ao diesel, com possibilidade de a porcentagem aumentar para 5 por cento a partir de 2010.

Atualmente, o Brasil tem 18 plantas em operação com capacidade instalada para 2 bilhões de litros. Segundo Graça, existem mais 47 plantas em construção e, até dezembro, o país terá capacidade para produzir 3,8 bilhões de litros.

Para a executiva, à medida que o mercado de biodiesel amadurecer não haverá mais necessidade de leilões governamentais, e o próprio mercado vai ditar o preço. E é para isso que a Petrobras precisa crescer nessa área.

"Só vale a pena entrar grande para ter atuação na formação de preço", avaliou, descartando, no entanto, qualquer indício de monopólio no setor.

"Vamos disputar o mercado, que é livre, aberto, mas quando a Petrobras entra faz a diferença, mas não vamos tirar ninguém", afirmou.

Por Denise Luna

Revista BiodieselBR
Comentarios (6)add comment

Telmo Heinen :

Quem vai plantar ?
Só espero que não se esqueçam de indicar a quem caberá o plantio das culturas que deverão produzir tanto óleo.
Tenho para mim que nunca mais o óleo vegetal de culturas anuais terá preço inferior a 100 dólares por barril, cerca de 700 dólares a tonelada que tem 1.092 litros.
Somente culturas perenes tem capacidade de originar óleos vegetais com preço inferior aos 700 dólares, quem sabe até na faixa dos 500 dólares.
Acontece que tais plantas levam 4 a 5 anos para uma fase de produção economica.
2012 (-) 5 ano = 2007/08 portanto estaria mais do que na hora de estimular o plantio deste tipo de plantas como Pinhão Manso, Tungue lá no Sul e especialmente a Macaúba no centro norte do país, até pequizeiro se torna econômico para isso, mas leva 7 a 8 anos - depois dura uma "eternidade"
Geração de trabalho e renda está aí...
Só não enxerga quem tem os olhos tapados... como sói acontecer com a classe... ôw classezinha, hein? !!!!
Preferem iludir pensando em mamona, ai, ai, ai. Mamona acima de R$ 50,00/sc o povo planta, se não, não...
 
16.01.2008 - 18:12
Votos: +0

Carlos zveibil neto :

...
la vem a petrobras de novo , mega palnta , mega tudo, devia estar competindo com os garndes produtores de petroleo e nao com empresas de medio porte que serao devoradas pela petrobras , pois nao tem a capacidade de investimento, de eventulamente realizar prejuizos que esta empresa que e privada mas que de comporta como publica tem,nao posso aceitar que em um pais em que se corre o risco de apagao, qm que as estardas estao intransitaveis, onde nao ha portos, onde o saneamento basico nao universailizado, onde nao existem ferrovias , onde ha necessidade absurda de gas , alguem me fale de mega usina de biodiesel , isto e uma pensamento estatizante, anaconico e sem cabimento com todo o respeito a inteligencia ao trabalho e a pessoa de Dna Maria das Gracas Foster, as decalracoes me soam fora do contexto, ainda mais com um barril de petroleo a 100 dollares
 
18.01.2008 - 11:23
Votos: +0

Francisco Antônio Rosa :

Biodiesel-culturas perenes
Realmente o futuro do Biodiesel está em culturas perenes, principalmente tropicais. E aquelas que não competem com a produção de alimentos. Sabemos que o dendê é a cultura que mais produz óleo por hectare mas tem aplicação na indústria alimentícia.
Por que não incentivar a oiticica, pinhão, babaçu e outras oleaginosas perenes.
Com relação a localização deste novo empreendimento da Petrobrás, todos sonham que sua cidade seja a escolhida (no Nordeste). Creio que os critérios técnico irão contar muito.
Nova Russas/CE está a margem de uma estrada de ferro que será integrada a Transnordestina e seria um ponto estratégico já que está entre as capitais de Fortaleza e Terezina ligadas por esta ferrovia. Poderia receber a matéria prima da região e transportar o Biodiesel até o porto de Pecém nos vagões tanques que voltam sem cargas após abastecer o Piauí e parte do Maranhão.
 
18.01.2008 - 16:07
Votos: +0

pedro Ross :

megaplanta de biodiesel conversa pra boi dormir
Megaplanta de biodiesel é conversa pra boi dormir!
ninguém faz milagres, ja foram testadas todos os tipos de variedades possíveis e suas potencialidades.
O que falta é baixar o custo dos encargos sociais via impostos, porque o custo de produção é muito alto, e isto inviabiliza qualquer cultura, facilitando os grandes latifúndios.
 
21.01.2008 - 13:40
Votos: +0

Telmo Heinen :

Mal entendido
Megaplanta não se refere à uma "mega" planta para produzir óleo vegetal e sim "Planta" (Desenho/Projeto) Induistrial.

Pôw Pedro, assim... tu me racha a cara de ... (rs rs rs)
 
21.01.2008 - 14:04
Votos: +0

Luiz Carlos Freitas :

Mega Planta
Tenho certeza que a Diretora de Gás e Energia não seguira critérios politicos para a aprovação de uma planta de Biodiesel, como foram feitas e aprovadas as outras treis ( Ceara,Bahia e Minas Gerais) pois seguindo o critério da Petrobras qualquer investimento é feita toda uma avaliação de logistica e infraestrutura que apontaram através de um mapeamento quais os locais que reune as melhores condições (EVTE) economicas e financeiras para as plantas industriais . o RESTANTE É FANTASIA DE INTERESSEIROS DE PLANTÃO.

Luiz Carlos freitas
Geógrafo
 
21.01.2008 - 18:03
Votos: +0

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Manual de Biodiesel

Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais
.

Comentários

Quero vender o óleo de cozinha usado!!!  Estou interessada em mobilizar todo o meu bairro e...
Não merece credito  O que afirma esta Ana Cristina Barros de uma tal d...
Mais um atrasado  Eu me impressiono com as pessoas como o leitor aci...
Projeto de Lai sobre o cultivo da Mamona  Gostei muito do projeto e o incentivo que o govern...
Eng.Civil  Pesquisa da mais alta relevancia m`rmente que a ca...
o futuro  agora sim os produtores da agricultara familiar te...
PARABENIZAR  Achou importante estas iniciativas e faço um suge...
 O Brasil é campeáo em plantação de cana de aç...
plantio Pinhao  Agora estou vendo futuro para os produtores rurais...
EXCELENTE  E A NOVA QUIMICA Q ESTA NASCENDO, A QUIMICA VERDE!...
Mais comentários...

RSS Feed