PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Diesel pode ser liberado para carros de passeio no Brasil


AutoDiário - 03 set 2008 - 05:53 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

A Petrobrás está estudando a possibilidade de liberar a utilização de propulsores a diesel em veículos de passeio, segundo um consultor técnico que a representou durante o último Fórum da SAE Brasil (sociedade sem fins lucrativos que visa a disseminação de novas tecnologias acerca de mobilidade) sobre Tecnologia Diesel. Segundo informações, a intenção da estatal brasileira é iniciar a liberação com táxis para depois oferecê-la a veículos de passeio de uso normal.

Segundo fontes, a notícia não é propriamente uma surpresa, visto que a Petrobrás já havia anunciado que começará a produzir óleo diesel de melhor qualidade a partir de 2011 no Brasil, sendo que pouco depois começará a exportação do produto. Atualmente, o combustível feito aqui é de baixa qualidade. Este Fórum da SAE ainda estuda a possibilidade de trocar o incentivo ao taxista de GNV para diesel, tentando facilitar o fornecimento de combustível para os profissionais, muitos deles autônomos, que vivem do meio de transporte terrestre.

Entre as vantagens do diesel estão a economia de combustível, as emissões de poluentes cada vez menores com propulsores modernos e o alto torque entregue em baixas rotações. As vibrações ainda são o adversário a ser batido, mas foram bastante reduzidas da década de 1990 pra cá.

Matheus Q. Pera

Tags: Diesel