Faça sua Assinatura
  Mapa das Usinas de biodiesel 2010
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Catálogo do biodiesel 2010
Início arrow Notícias arrow Consórcio já realiza a compra de algodão

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Consórcio já realiza a compra de algodão

Imprimir E-mail
terça, 28 agosto 2007 . Diário de Natal   
Conferência BiodieselBR 2010
Embora ainda não tenha começado a produzir biodiesel no Nordeste, o consórcio formado entre as empresas Ponte Di Ferro e Santana Semente começou na semana passada a comprar algodão no Rio Grande do Norte e na Paraíba. A expectativa é que adquira de dezenas de produtores um total de cinco milhões de toneladas, apenas nesta safra.

A informação é do empresário Carlos Zveibil Neto, que constrói duas usinas de biodiesel, em Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, e em São Mamede, na Paraíba. Zveibil explica que os equipamentos estão sendo construídos no Estado de São Paulo, em Jaú e Piracicaba, e que nos próximos meses serão embarcados para o Nordeste, onde serão montados, para que comecem a produção de biodiesel em 2008.

A aquisição de algodão na presente safra obedece a uma estratégia do consórcio, para incentivar os produtores do Rio Grande do Norte e da Paraíba de forma a que aumentem a área plantada.

“Quando começar a produção de biodiesel, vamos precisar de dez mil hectares plantados com algodão”, explica Zveibil, e como atualmente o plantio nos dois Estados é bem menor, o empresário deu garantia de preço e de compra, para incentivar os agricultores a aumentarem a área plantada. “Isso é necessário porque, a médio prazo, as duas usinas vão consumir 15 milhões de toneladas de algodão, com as quais será possível produzir todo o biodiesel necessário para abastecer os dois Estados nordestinos”, diz ele.

Enquanto não produz biodiesel, o consórcio vai beneficiar o algodão, para vender o produto em rama, extrairá o óleo que será comercializado no Sudeste, e vai colocar a torta de algodão no próprio Rio Grande do Norte. É que atualmente o produto, necessário para os produtores de leite que usam a torta para alimentar seu gado, tem que ser trazido da Bahia, com frete caro. “A torta produzida localmente sairá a um custo mais baixo”, afirma o empresário.

Na próxima safra, entretanto, o óleo de algodão será transformado em biodiesel e a grande vantagem da tecnologia escolhida é que a mesma usina poderá fazer biodiesel também com pinhão-manso, girassol ou soja, se for o caso.

Uma das primeiras empresas a investir no biodiesel no Brasil, a Ponte Di Ferro já fez 50 milhões de litros do produto a partir de sebo de boi e de soja, no Rio de Janeiro e em Taubaté, no Estado de São Paulo. Conseguiu também o “selo social” do Governo Federal em Mato Grosso e Goiás, onde trabalha com soja, girassol e gergelim e considera que o problema no Nordeste é apenas conseguir matéria-prima suficiente para produzir, pois o processo da industrialização está plenamente dominado.

Tags





Revista BiodieselBR
Comentarios (1)add comment

Ananias Baracuhy :

Algodão/biodiesel
O consórcio Ponte di Ferro e Santana Sementes estão chegando no nordeste com uma proposta de revitalizar uma cultura muito querida tradicional que é o Algodão.Recentemente eu li um estudo da Dra.Catarina Rodrigues Pezzo da Universidade do Rio de Janeiro aonde ela diz que o algodão é uma planta que fornece o óleo de custos mais baixos para o Biodiesel - R$ 0,81/l.Ela fundamenta o estudo tendo em vista que o óleo e a torta dessa cultura é sub-produto,o fundamento de se plantá-la é para obtenção da fibra.Acredito que a Dra.Pezzo tenha razão e torço para esses cálculos estarem factíveis.Os obstáculos técnicos dessa cultura são perfeitamente removíveis e é uma cultura que terá uma rápida adesão de muitos produtores.Aqui na Paraíba já está se desenvolvendo a cultura dos algodões coloridos e fato como esse somente virá incrementar o cultivo dessa Malvácea.
Parabéns ao consórcio,acredito que estão vindo com bom conhecimento de causa para trabalhar com culturas do semi-árido.
 
28.08.2007 - 17:56
Votos: +0

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

Os burocratas da ANP  aliados a alguns produtores incompetentes, só pod...
Compartilhando!  Eu usei durante dois anos, óleos usados de fritur...
PENA DE GALINHA  QUE MARAVILHA, PARABÉNS PELA PESQUISA,QUANTO MAI...
O PODER CICATRIZANTE DO DO PINHÃO-MANSO  MEU PAI,FOI PICADO POR CABRA NO TRABALHO FOI CURAD...
Pena de Galinha  Se juntar umas mulheres aqui da minha quadra da pa...
biodiesel de pena de gallinha  biodiesel de pena de galinha, isto não me surpree...
Mais comentários...