BiodieselBR.com

Qua01102014

    Lembrar | Esqueceu a senha? Não é assinante? Assine já!
Back Notícias Em Foco Carro de passeio a diesel pode voltar ao Brasil em 2014

Carro de passeio a diesel pode voltar ao Brasil em 2014

Faz tanto tempo que não se vende automóveis de passeio com motor a diesel no Brasil que o público praticamente já se esqueceu deles. Fora de cena desde 1976, este tipo de carro foi excluído do mercado nacional devido a crise do petróleo da década de 1970, quando o governo passou a subsidiar o combustível somente para veículos comerciais, em especial caminhões. Mas essa realidade está para mudar.

Em debate no Fórum Diesel 2011 realizado pela SAE Brasil na última semana, montadoras, sistemistas e a Petrobras demonstraram interesse em retomar a tecnologia no país, que na Europa e em outros países da América do Sul é utilizada de forma extensiva. A data para o retorno: 2014. Mas isso ainda depende de uma série de ações.

A primeira delas é a permissão do senado brasileiro, que vem barrando nos últimos anos a volta do carro a diesel ao mercado por questões de interesses políticos e também por conta do fornecimento adequado do combustível. Este também precisa mudar muito para enfim voltar a ser aplicado. O diesel brasileiro na comparação com o europeu ainda é considerado muito “sujo” devido ao seu alto teor de enxofre em sua composição.

Segundo representantes da Petrobras, o processo de melhoria do diesel brasileiro já está em andamento, mas este não é o único empecilho para viabilização dessa alternativa. Segundo a estatal, é preciso rever a demanda para esse tipo de veículo, que pode ter forte penetração em frotas comerciais e táxis, além da oferta do combustível, já que o Brasil ainda importa parte do diesel que consome.

Thiago Vinholes

Quem leu esta notícia também se interessou:

Comentários  

+10 Luiz
19 Outubro 2011 - 08:54 am

Eu quero liberar carro diesel para ano que vem, tenho muito vontade comprar um Passat 1.6 TDi BlueMotion.

Ao passo que nossos populares (Fiat Uno 1.0 Fire, VW Gol 1.0, Renault Clio 1.0, máximo fazem ate 8 quilômetros com um litro de ETANOL dentro da cidade,sem sucesso economico combustivel etanol.

mas esse a DIESEL, sim do outro lado do mundo tem sedã grande e pesado rodando 2.464 quilômetros com apenas um tanque. Tudo bem que ele é diesel, mas mesmo assim o feito é impressionante.


imagina aqui no BRASIL não tem nenhum um carro passeio diesel....

Então, dirigindo em uma estrada tranquila e reta, em velocidade constante e com um carro econômico, quanto é possível andar com somente um tanque de combustível? um Passat andou mais de 2 mil km com apenas um tanque diesel! Isso mesmo, você não leu errado, mais de 2 mil km com apenas um tanque de combustíve (diesel)l, mas como é possível…?

Não precisamos nem dizer, mas é claro que não é um Passat comum, como os que vemos nas ruas aqui no Brasil, trata-se de um Passat BlueMotion à Diesel. O carro é equipado com um motor 1.6 TDI de 105 cv, e conta com a tecnologia de economia de combustível da VW, batizada de BlueMotion. Os 2.464 Km foram percorridos a uma velocidade média de 72 Km/h, e registrou-se um consumo médio de 32 km por litro! No tanque do Passat cabem 77 litros de diesel de alta qualidade (bem diferente do que temos por aqui).

A conquista entrou para o livro dos recordes, e a equipe do Sunday Times Inglês, dirigiu de Kent na Inglaterra, até o sul da França e voltou, sem parar para abastecer nenhuma vez se quer. Um outro carro foi atrás para registrar e atestar a entrada para o Guinness Book. É claro que este outro veículo que foi atrás, parou várias vezes para abastecer…

E você, qual o máximo que conseguiu fazer com um só tanque diesel?


I N C R I V E L !!!!!

O jornalista Gavin Conway, do Sunday Times, foi quem conseguiu o recorde, dirigindo um Passat 1.6 TDI, que tem 105 cavalos de potência. O sedã conta com a tecnologia BlueMotion, que inclui um sistema stop/start.

Nenhuma modificação foi feita no Passat. Gavin Conway usou 77,25 litros para percorrer os 2.464 quilômetros, alcançando média de 32,2 quilômetros por litro. O feito foi acompanhado por representantes do Guinness Book of World Records.

O que mais o Passat BlueMotion tem, que o deixa tão econômico? Suspensão mais baixa, pneus de baixa resistência à rodagem e carroceria mais aerodinâmica.


Imagina, e muito importante economico a diesel,otimo para trabalhar, viajar, laser, passeio...


Abraços

Obs: Eu quero cada um dar as suas opiniões sobre o carro diesel maior economico do que FLEX (etanol e Gasolina comum)
1
+8 flavino arbilo wunsch
24 Janeiro 2012 - 21:54 pm

no brasil so nao liberou por o nosso diesel nao prestar espero que o s50 eo s10 venha logo nos postos do rs. tenho carro a diesel mais 35 anos nao quero a gasolina a etanol nen se fala . em 2009 viagei a argentina e chile o diesel la é outra coisa e ainda muito mais barato e faz mais kilometragem com o litro .no brasil proibiran o diesel nos carros a paseio so pqgastam menos q a gasolina e ai nao ganham tanto imposto pra ganancia dos nossos governantes...quem tem carro a disel nao quer + a gasolina muito menos a etanol
2
+6 Luiz Fernando
02 Fevereiro 2012 - 11:22 am

Moro em Portugal e tenho um Audi 1.9 tdi. Dependendo do combustível que puser no carro e do tipo de condução, faço no máximo 1000km com um tanque cheio de 55 litros.
3
-24 Aldo
21 Março 2012 - 16:02 pm

Acordem pra vida. Uma Grand Vitara a Diesel faz no máximo 13 KM/L na estrada. O Diesel em SP tá 1.90 (Pouca coisa mais cara q o alcool). Agora compare com o Celta no Alcool q faz 12 KM/L na estrada (eu tenho um) notou? A diferença não é tão grande como vcs tão citando aí em cima.... Pode até valer a pena sim, mas não é uma economia enorme como vcs estão fantasiando....
4
+7 gelson
22 Junho 2012 - 08:59 am

eu gostaria da liberação do automóvel diesel,nós brasileiros temos q ter o direito de escolha.
5
+6 Israel
02 Julho 2012 - 09:21 am

Prezado Luis, não estamos falando de carros grandes, como SUV’s e Pick-Up’s e sim de carros de passeio com no máximo 2.0, o motor diesel é muito mais eficiente que o a gasolina, o governo só esta investindo no diesel mais puro por causa da questão ecológica, se não fosse por esse motivo nem estaríamos falando sóbrio assunto!
6
-6 Aldo
02 Julho 2012 - 14:29 pm

Vocês tem razão. Eu só fico pé atrás porque já tive péssimas experiências com carro a diesel... mas não eram carros pequenos. Se a manutenção for barata e o consumo melhor, realmente vale a pena.
7
-9 Vagner
20 Dezembro 2012 - 15:18 pm

Não concordo de maneira alguma com a liberação de motores diesel para carros de passeio. Mesmo sabendo que o Diesel é o melhor custo-benefício do mercado, empresas como a petrobras estão atrás de lucro. Todos sabemos que o díesel, além de ser o combustível menos abundante no país, é o mais poluente.
Resumindo: o valor do Díesel vai ás alturas, os veículos à gasolina e etanol(menos poluentes) vão ser excassos, o nível de poluição atmosférica vai aumentar muito, e todos nós, alienados brasileiros, vamos considerar uma excelente oportunidade de economia, mas não.
Num país como o Brasil, onde os governadores se apoderam de todas as oportunidades possíveis de enriquecimento ilícito, nós vamos, mais uma vez, ser enganados.
8
+4 adriano marvila
21 Janeiro 2013 - 21:48 pm

Só para o desenformado saber o diesel S50 e o s10 emitem em média 20% menos CO2, esse gás carbônico que agride a camada de oxônio causando o efeito estufa.
9
-6 paulo braga
31 Janeiro 2013 - 09:35 am

de rir mesmo..... um carro fazer 2000km com um tanque de disel..... isso é mentira....... e sei do k estou a falar. atualmente na europa um carro a disel consome praticament o mesm que um a gasolina.
os carros a gasolina na europa estao muito evoluidos.
carro a disel na europa é para trabalho e empresas.
mas mesmo assim 70 po cento da população europeia tem carro a disel.
10
+2 Geraldo
17 Agosto 2013 - 15:10 pm

Nós temos o direito de uma livre escolha, sabemos que o veículo a diesel é muito mais econômico, não resta dúvida! Nos países desenvolvidos utilizam veículos de passeio a diesel porquê no Brasil é diferente? Esta Lei que proíbe o uso do diesel em carros de passeio é muito arcaica, o Brasil não evolui aplicando uma Lei de 1976 há 37 atrás não houve nenhuma evolução neste campo. Porquê!
11
0 joão marcos
06 Setembro 2013 - 22:05 pm

pois os governos roubam muitos impostos na gasolina e no etanol,sem contar as misturas dos postos de gasolina o Brasil não tem fiscalização em nada são todos corruptos eu aprovaria carros a diesel no Brasil
12
0 Ezequiel
10 Maio 2014 - 04:36 am

Eu concordo com a fabricação de carros a diesel,
Nosso país esta muito atrasado, enquanto os corruptos governantes estiverem pensando só no benefício que favorece eles , nós brasileiros só vamos ficando para trás, enquanto uns estão preocupado com poluição e tanta coisa, os países de 1º mundo só estão crescendo, deveria pensar em melhorar o processo nas refinarias e não barrar a fabricação de carros a diesel, se fosse assim teria que tirar todos os caminhões os trêm, pois eles são os vilões da poluição.
13

Adicionar comentário


Tudo sobre biodiesel