PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

[Vídeo] Agricultores trabalham na colheita do girassol em Sergipe


Globo Rural - 16 set 2010 - 06:06 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:14

Agricultores do sertão de Sergipe trabalham na colheita do girassol. A cultura começou a ser plantada no ano passado e se tornou uma boa alternativa de renda.

No município de Poço Redondo, sertão de Sergipe, a lavoura foi plantada em maio e agora é época de colheita. José Ailton de Oliveira plantou pelo segundo ano. Em uma área de cinco hectares, ele espera colher seis toneladas e está animado. “Esse ano vai ser muito mais que o ano passado. Ano passado foi só experimento, e esse ano, vai produzir, e talvez, daqui para frente, a gente continue tentando”, diz.

O primeiro plantio do girassol no alto sertão de Sergipe foi no ano passado. Os agricultores estavam mais curiosos do que confiantes. Mas deu tão certo que, este ano, eles resolveram apostar e dobraram a área plantada.

O tamanho dá área passou de 1.200 hectares para 2.400 hectares. “O girassol está dando mais resultado que o milho e o feijão, que não é todo ano que o milho e o feijão vencem. O girassol, plantando ele, graças a Deus, aqui, ta dando resultado”, afirma a agricultora Maria Aparecida Silva.



Na região, seis municípios cultivam o girassol, gerando renda para 1.200 produtores. Neste assentamento, 119 agricultores esperam colher 300 toneladas. Ano passado, colheram apenas 100 toneladas do grão.

A cooperativa formada entre eles fornece semente e assistência técnica. A saca de 30 kg do grão é vendida por R$ 21 à Petrobras, que utiliza o girassol na fabricação de biodiesel. ”Cada trabalho que vem para a gente é uma nova descoberta para a gente, que somos agricultores, trabalhador da roça”, diz a agricultora Cícera de Oliveira.

A colheita do girassol em Sergipe vai até outubro.

Tags: Girassol