Faça sua Assinatura
Esqueceu a Senha? Ainda nao tem uma conta? Registrar
 

O verdadeiro PORTAL do BIODIESEL

Promoção
Iniciar arrow Notícias arrow Trabalhadores abandonam projeto de biodiesel no Piauí

Todas as usinas de biodiesel do Brasil

Acesse a ficha completa das fábricas do país. Com as informações de contato

Trabalhadores abandonam projeto de biodiesel no Piauí

Imprimir E-mail
quarta, 26 dezembro 2007 . Tv Canal 13   
Trabalhadores abandonam projeto de biodiesel no Piauí

Abandono: é assim a situação do assentamento Santa Clara, localizado a 70Km entre os municípios de Canto do Buriti e Eliseu Martins, região Sul do Piauí. Em 2004, o Governo do Estado inaugurou um núcleo de produção de mamona na região e assinou um acordo com a empresa Brasil Ecodiesel Participações LTDA para produção do vegetal como matriz energética, tendo a organização familiar como pressuposto da inclusão social no projeto.

Na semana passada houve uma manifestação dos moradores do local contra a atuação da empresa Brasil Ecodiesel. Segundo o secretário de formação e organização sindical da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (FETAG), Adonias Higino Cunha, a população do local está revoltada com a situação de abandono. Adonias falou que grande parte das 600 famílias que residiam no local estão desistindo e indo embora, pois o descontentamento é grande.

O secretário denunciou que, quando teve início o projeto, o assentamento contava com 25 tratores e hoje só possui 3. Há suspeita de que esses três são também alugados para carvoarias da região, “servindo para que a empresa Brasil Ecodiesel arrecade dinheiro por fora”.

Adonias relatou também a situação dos ônibus que levam os estudantes da região às escolas. Segundo ele, os veículos estão depredados, causando riscos para quem os utiliza.

Adonias ressaltou ainda que os R$ 250 adiantados para os agricultores (que servem como garantia para compra da safra), são insuficientes para a subsistência dos trabalhadores. O secretário denunciou ainda que a área disponibilizada para o plantio também vem sendo diminuída: no início, eram 5 hectares e hoje são somente 2. Para Adonias Higino, essas situações acabam gerando o descontetamento da população.

O secretário de formação e organização sindical da FETAG disse que desde o início, a Federação verificou a necessidade de projetos paralelos que gerassem renda à população. Segundo ele, o plantio da mamona e do feijão não são suficientes para garantir o sustento dos agricultores. Adonias informou que foi construído um núcleo criatório de galinhas, mas a Brasil Ecodiesel “abandonou”. “Há um contraste entre o que a empresa representa e o que ela realmente pratica”, lamentou o secretário.

Textos Relacionados:

Revista BiodieselBR
Comentarios (31)add comment

Telmo Heinen :

Tal qual previsto
Assim como previsto em 2005, está acontecendo.
E o inventor, vendeu sua parte para os alemães e outros mundo afora, acionistas da famosa produtora de biodiesel.

Até mais breve...
 
26.12.2007 - 17:03
Votos: +0

Marcel Leão :

A idéia boa que se atolou-se
Prezados leitores,
já não existe sociedade com espirito empreendedor e especial como no início do séc XX.
Ainda que alguns dos que participaram deste projeto, inicialmente, fossem idealistas e
bons profissionais, a gestão sempre visou o ganho imediato, e irresponsavelmente não se
ateve as necessidades de longo curso.
Posso asseverar que, no decorrer da execução dos projetos, construções dos núcleos de
moradia , núcleo de convivencia social, bem como o levantamento das famílias e seus exames
médicos (que em sua maioria habitavam os grotões do semi-árido próximo) foram plenamente
realizados (tintin por tintin).
Asseguro ainda ser o projeto de tal monta, que não basta apenas um ou outro critica-lo.
A força inercial contra seu exito, sob todos os aspectos, é extremamente favorável ao sucesso,
restando aos executores e a sociedade como um todo serem realmente perseverantes !!!!!!!!!!!
IDEALISMO com todas as letras, (assim como os indios que ainda conservam as tradições de seus
antepassados, ou como outro exemplo, os imigrantes judeus que conseguiram sair de um inferno europeu
para uma terra, de árida a semi, e hoje passados 90 anos, estão em pleno e grandioso desenvolvimento)
e aí incluo toda sociedade brasileira, nós devemos focar na educação, na saúde e na FAMÍLIA.
Acredito que estamos transitando no caminho da dificuldade e da falta dos mais importantes
ingredientes de saúde, em todos os campos.
Talvez devamos esquecer das necessidades de poder, do inconsciente de termos tudo, de individualistas que somos, e partamos o mais rápido possível para a conjugação de não devemos, não podemos, não faremos. Simplismente saibamos dizer NÃO. Não as nossas vontades de consumir o desnecessário.
Na inauguração do Núcleo de produção comunitária Santa Clara, eu (arquiteto, desenhista, agrimensor,
gestor de coordenadas georeferenciais) que participei com vontade ativa da sequência e para a sua gestão positiva (apesar de que em vários momentos de rumo visse perspectivas negativas), não fui
nem convidado. Estavam lá, Ministros(as) de Estado, acessores, empreendedores, incorporadores, participantes acionistas, loobystas e muitas bandeiras vermelhas a tremular a aparente possibilidade de dias
melhores. Eu soube que partiriam do pré suposto de mostrar o caminho e, os espertos, oportunistas e gestores do capital se posicionariam no caminho do primeiro eu e mais eu e mais eu, até o sempre...
Minha certeza e de todos que compreeendem estas entrelinhas, é que a própria natureza e o mundo
vindouro se encarregará de gerir tamanha contingência.
 
27.12.2007 - 03:53
Votos: +0

jose amorim araujo :

politica do toma lá da cá
quando é tratato com politica a coisa publica semple que sai perdendo é o povo pobre, veja só o exemplo do projeto biosisel do suil do piaui, é mais ou menos como a sudam e sudne, semple tem o interesse de grupos politicos, por isso nao tem respeito pelo dinheiro público.
 
27.12.2007 - 05:36
Votos: +0

Parti :

DINHEIRO FORA...
Ja começou o que eu ja previa desde 2000!.
Não sou profeta, mas sei que vai vir muitas quedas pela frente...
O industrial Brasileiro, infelizmente é tapado...
Ninguem até agora apresentou um projeto completo ",MAS COMPLETO MESMO" de energia renovavel , estão brincando de fazer BIODIESEL.
biodiesel@terra.com.br
 
27.12.2007 - 08:18
Votos: +0

Luiz Prado :

Reforma agrária "privada" e livre trânsito no governo
Os caras qie conceberam esse projeto sempre tiveram livre trânsito no governo Lula e ousavam mesmo em falar que fariam uma reforma agrária privada. No caso dessa área, as terras foram doadas pelo governo do estado do Piaui e a grana foi do Banco do Nordeste - BNB, que aprovou tudo a toque de caixa mesmo quando as projeções de produtividade por hectare estavam muito acima da média alcançada em terras e clima semelhantes. E agora, BNB? De quanto vai ser o prejuízo? Quem paga a conta?
 
27.12.2007 - 09:08
Votos: +0

Miguel Heinen :

Ideologia não basta
Sem LUCRO nenhum projeto sobrevive. Tirem o Governo (impostos) e deixem o MERCADO LIVRE, que por si só os ajuste irão ocorrer. Liberem a Produção e Comercialização, sem a necessidade de o produto "passear" pelas Distribuidoras "oficiais" e liberem (isentem) os Impostos que o Oleo Vegetal Combustivel será plenamente viável.
 
27.12.2007 - 09:38
Votos: +0

Afonso Bueno :

Queimaram o mercado
Empresario como estes da Brasil Eco Diesel deveriam estar em outro lugar e nao queimando o mercado do biodiesel.
 
27.12.2007 - 10:24
Votos: +0

Sérgio Inácio :

A Melhor Solução de Engenharia é a Solução Coletiva
Sou paranaense, Diretor do Sindicato dos Engenheiros, não conheço a realidade do assentamento Santa Clara, mas quantas vezes já vimos a repetição de projetos "Elefante-Brancos" megalomaníacos, de escala faraônica, mal dimensionados, movidos por "super-heróis", "super-conhecedores e entendidos de tudo" que comprometem, muito além da sobrevivência imediata de famílias, comprometem também a esperança depositada por muitos em espectativas muito promissoras, como aquela oferecida pelas oleaginosas a um país potencialmente muito rico como é o caso do Brasil.
Precisamos desenvolver projetos pilotos para produção de óleos vegetais como sub-produto dentro de uma cadeia produtiva que interesse à agricultura familiar, construída de forma participativa a quem interessa os referidos projetos, que são os próprios produtores familiares. Essa é também a receita para combater as monoculturas, promover a diversificação da produção e a soberania alimentar, sem soluções fáceis esboçados em projetos mirabolantes, que só resultam em decepção coletiva.
Porque produzir óleos vegetais por meio de monoculturas, se pela mesma fórmula podemos produzir dez vezes mais energia por área cultivada se utilizarmos cana de açúcar. Aliás é com essa mesma visão simplista e centralizadora, que grandes transnacionais, pretendem transformar o Brasil num extenso canavial fornecedor de etanol ao mundo, que não precisa fazer esforço nenhum para rever seus atuais padrões de consumo e, dane-se a sustentabilidade do planeta.
No mês de março/2008 pretendemos realizar um Seminário em Maringá, sob o lema: "A Economia Solidária, A Agroenergia e a Soberania Alimentar". O objetivo desse evento será discutir com agricultores familiares, uma alternativa a ser desenvolvida na região, visando inserir a agroenergia na agricultura familiar, que respeite os pressupostos da sustentabilidade, muito além dos discursos e bravatas.
Estamos construindo esse programa numa parceria entre nosso sindicato, o núcleo da Unitrabalho da UEM (Universidade Estadual de Maringá), o apoio do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e, principalmente, os agricultores familiares da região.
Fica o convite antecipado a quem quiser participar: Data 28/03/08
sergioinacio@senge-pr.org.br
 
27.12.2007 - 11:04
Votos: +0

Luiz Freitas :

Trabalhadores abandonam projeto Santa Clara
Não existe modelo de gaveta para este o aquele projeto.Existe sim e deve existir um estudo para se avaliar todos os pontos favoraveis e desfavoraveis dentro de uma analise mais profunda, um estudo de viabilidade técnica e economica ( EVTE).
A razão do desgaste é que ficou fundamentada em apenas uma opção de óleoginosa ( no caso a mamona ) e que produz um percentual de óleo que inviabiliza o projeto.Tem que ter uma produção em escala de multióleoginosas e neste caso chamo a atenção para a JC ( Pinão Manso) entre outras.
Tem que ter a coordenação dec de uma empresa gestora como a CONAB que podera ``organizar a cadeia produtiva `` como o faz em diversos estados da federação.
O empresario não esta errado....errado esta que se deixa acreditar que temos empresarios que gostam de tomar prejuizos . O empresario deve visar e tirar o seu lucro.Compete as organizações envolvidas estar atentas para o desafio e excluir as ``pecuinhas`` politicas e partidarias.
Ainda da para salvar o projeto sem ter que pensarmos num possivel fracasso do programa de biodiesel do Brasil.

Luiz Freitas
Geógrafo
 
27.12.2007 - 11:46
Votos: +0

Jorge Fidelix - Imperatriz- MA :

O FIASCO DA MAMONA COMO BIOCOMBUSTÍVEL
O fracasso deste assentamento para plantio de mamona no Piauí e centenas de outros (ocultos pela mídia oportunista e pela oficial) da atual “reforma agrária” sob o beneplácito do governo federal é apenas o retrato 3x4 do imenso out-door negro que aos poucos vai se formando por este Brasil afora condenando milhares de agricultores familiares à miséria e exclusão social após terem sido atraídos pelo canto da sereia. Há pelo menos 5 anos eu e tantos outros prevíamos isto e batíamos insistentemente na tecla da impropriedade do uso do óleo da mamona como matéria prima para biodiesel sobretudo aliado a programas sociais. Não adianta lutar contra a correnteza, a realidade fala mais alto.
Grandes empresas se estabeleceram dentro do PNB, gozando de grandes benesses tributárias e financiamento público. Para obter o famigerado “SELO SOCIAL” prometeram mundos e fundos aos os pequenos agricultores familiares: sementes de qualidade, garantia de preços mínimos, adiantamento pela produção, assistência técnica, moradia, escolas e infra-estrutura nos assentamentos. No entanto a coisa não funcionou como se esperava. A realidade não acompanhou as pranchetas. O que se vê, de um modo em geral, são legiões de “enganados” a ver navios, mais pobres do que antes, emigrando para as cidades e engrossando as fileiras dos excluídos urbanos.
O pobre do agricultor é simplesmente usado como massa de manobra do marketing oficial, como "boi de piranha" dos investidores e dos políticos oportunistas e como cobaias dos pseudo-técnicos e burocratas que detrás de suas mesas e no ar-refrigerado comandam as políticas públicas do setor de biocombustíveis sem jamais em suas vidas ter sequer sujado as suas unhas com terra do campo.
A produtividade da mamona, principalmente no Nordeste é baixíssima – em torno de 500 kg/hectare-(apesar das variedades desenvolvidas pela Embrapa); o custo de manejo é elevado e não suporta competição com ervas daninhas, exige solos férteis ou caras correções de solo , a mão-de-obra disponível na agricultura familiar é escassa; o preço de venda do produto bruto é baixíssimo e não cobre as despesas; a viscosidade do óleo de mamona e sua alta concentração de iodo o torna antieconômico para biodiesel – rejeitado pela Europa (é mais usado como mistura lubrificante, pela indústria ricino- química); e ainda impõe grande risco á saúde do agricultor devido à contaminação pela ACROLEÍNA contida nas sementes.
Se querem levar emprego e renda e melhoria da qualidade de vida no campo por que não implementam via cooperativas a construção de mini usinas para a produção direta de óleos vegetais a partir de qualquer oleaginosa para venda livre ao mercado (quem manda é a realidade do mercado). Por que as mini usinas são, senão proibidas, pelo menos desestimuladas. Não é um contra-senso?
Por que a absurda e insana proibição do Pinhão-Manso como matéria prima do biodiesel se nele está a melhor relação custo-benefício tanto em produção quanto em industrialização, produto final e mercado? E o pinhão-manso pode ser plantado consorciado com a mamona, feijão e frutíferas para ajudar nos custos enquanto o pinhão não atinge a estabilidade de produção.
E aos senhores defensores da soja como matéria prima ideal para o biodiesel quero dizer que ela cumpre bem o seu papel no agro-negócio porém não dá no semi-árido nordestino e sua colheita mecanizada desfavorece a inclusão social no nordeste.
Continuarei em breve.
 
27.12.2007 - 12:36
Votos: +0

BIOGASOIL DOMINICANA S/A :

Melhor tentar do que ficar só esperando para criticar!!!!
Leio com muita tristeza alguns comentários facilmente identificáveis como tendenciosos!! Quando a Brasil Ecodiesel implantou o projeto em termos ideológicos e técnicos estava perfeito. Hoje, o que esta ocorrendo é uma situacao inerente do propria realidade brasileira, ou seja, querer o peixe já frito sem o trabalho de pesca-lo. Quando se nota que já os sindicalistas e pol´ticos oportunista tomaram conta do tema o resultado nao poderia ser outro!!! Acredito na agricultura familiar e nos projetos socialmente corretos. Quanto ao comentário do companheiro a respeito daviabilidade do Pinhao Manso, quero refrescar-lhe a memória sobre o fracasso de um grande projeto desta oleaginosa na Guatemala e aqui na Reública Dominicana alguns aprendizes a feiticeiro gastaram mais de um milhao de euros plantando pinhao e até agora nao saiu da chao.
 
27.12.2007 - 15:22
Votos: +0

BONFIM EX-CRATEUS ALGODOEIRA S/A - CRATEUS-CE. :

BONFIM CRATEUS FALA DA DESORGANIZAÇÃO
BONFIM CRATEÚS DIZ,
Concordo com você!, AFONSO BUENO eu sempre disse,que a Brasil Ecodiesel é uma
grande empresa,mais não tem comando,até porquê eles são incapacitado e tém mêdo de colocar pessoas,
mais capacitadas com mêdo de tomarem o lugar deles,em CRATEÚS,por exemplo o chefe de pessoal é um motorista,porquê é cunhado de um testa de ferro por nome Pedro Cosme.
 
27.12.2007 - 16:47
Votos: +0

acionista ecod3 :

35.900.000 litros de biodiesel em contrato firmado com petrobras
a açao estava 13,45 em 08/08/07 quando vendi apos ela ter atingido
o topo em de 15,00 em 06/07/07 mas hoje ela fechou a 6,45 queda de
52,04% depois que vendi e 57% em relaçao ao topo desse ano entao
entrei comprado pois afinal de conta 2008 sera obrigatoria a adiçao de biodiesel e ela detem de 50% de todo mercado brasileiro bovespa fechou em queda açoes da ecodiesel em alta
hoje ela acabou de fazer um contrato de fornecimento de 35.900.000
litros de biodiesel para petrobras
 
28.12.2007 - 01:37
Votos: +0

Décio Luiz Gazzoni :

Dias piores virao
O que vimos até agora são pequenos golpes. O grande golpe da Brasil Ecodiesel ainda está por vir. Até imagino o que será, naturalmente pago por você, pagador de impostos do Brasil!
 
28.12.2007 - 09:55
Votos: +0

Everaldo Batista de Oliveira :

Projeto Brasilecodiesel
Este tipo de projeto da Brasil ecodiesel, há muito tempo não cumpre seus contratos com os agricultores, principalmente o tal de comodato, da um quite, (chibanca e outros equiptº. caso o agricultor desista do contrato,terão que devolver os tais equiptº. em perfeito estado (isto é se usar não ficará no mesmo estado) segundo: a brasilecodiesel distribui sementes de mamona, as quais não são sementes e sim uma salada de grãos (obs.8 espécie de mamona) prometendo que a produção de 1,5ton. p/ha, comprometendo toda produção c/esta salada de grãos de mamona.
Não temos um orgão fiscalizador que veja um crime deste tamanho.
 
28.12.2007 - 12:48
Votos: +0

Fernando Franco Jr :

Acredito nos Projetos
A principio li com muita atenção os ensinamentos do Sr. Bonfim Crateus, o qual parabenizo pela sua visão e precisão no seu relato. E agradeceria o contato via email: feco.junior@gmail.com.
Acredito que um dia os projetos sociais sejam respeitados, eivados do cancro de aventureiros que visam o lucro facil e rapido em detrimentos do pobre e sacrificado agricultor.
Acredito que o nordeste, em particular, deixe de ser alvo de inumeros projetos sem conclusão. O nordeste com sua cultura impar já trouxe muitos beneficios a nação, desde o soldado da borracha que de certa forma povoou a amazonia, diantes de seus perigos tais como: malaria, doenças tropicais e animais peçonhentos, até o plantio de algodão. Mas tudo, passando pelo crivo e ganancia de terceiros enteressados em se locupletar do suor nordestino.
Acredito sim, nas palavras do Sr. Bonfim Crateus, e por isso, penso que colocar a direção na pessoa que tenha carater e dignidade para tocar um projeto, certamente trará lucro, mas antes dará condições de vida ao trabalhador rural desamparado e explorado.
Por fim, respeito o posicionamento dos demais colaboradores, pois teem suas experiencia, mas gostaria de saber se não existem soluções viáveis para o ploblema em comento.
Fernando Franco
 
1.01.2008 - 11:31
Votos: +0

Jorge Fidelix - Imperatriz- MA :

PPROJETO FRACASSADO NA GUATEMALA?
Amigo da BIOGASOIL DOMINICANA, Semeie em seu quintal dez sementes (ou amêndoas)de Jatropha Curcas, novas, de boa procedência e com terra razoavelmente fértil. Dê-lhes cuidados mínimos de água e manejo e dentro de poucos dias você terá possivelmente 9 ou 10 plantinhas que serão futuros arbustos produtores de muitas bagas (no devido tempo). Multiplique isto por milhares e terás um plantio em escala comercial. Deste ponto em diante os resultados poderão ser muitos e destino dependerá invariavelmente da escolha certa ou errada que se fizer dos próximos passos e da administração da cultura: plantio direto no campo ou mudas, espaçamento maior ou menor, covas profundas ou rasas, covas com esterco ou sem, cultura irrigada ou não, consorciamento ou monocultura, colheita das bagas somente maduras ou mescladas, mão-de-obra otimizada ou generosa (cabides de empregos), cadeia produtiva robusta ou débil, além de variáveis técnicas, econômicas e sociais que compõem um sistema de produção ou projeto social sustentável.

Portanto, fica difícil avaliar o motivo do fracasso do tal grande projeto de pinhão manso na Guatemala. Seria mais fácil você nos passar onde ocorreu a falha do projeto; onde se localizou o “calcanhar de Aquiles”? De uma coisa tenho certeza: qualquer ser humano que entenda de matemática básica concluirá facilmente, numa comparação entre mamona x pinhão- manso (ambos em plena capacidade produtiva e espaçamentos ideais) que um arbusto que produz apenas 1 tonelada/ha de amêndoa e exige muito manejo, caso da mamona, jamais apresentará a lucratividade de um outro que produz 4 a 5 toneladas de semente, mesmo considerando que do primeiro se extrais 50% de óleo e do segundo 38%.

Amigo da BIOGASOIL DOMINICANA, Tenho plantação de pinhão-manso em desenvolvimento há apenas 2 anos e lamento, mesmo com todas as sabotagens oficiais e a cartelização da indústria de soja, não ter iniciado o meu projeto a pelo menos 25 anos atrás quando estudei bastante sobre esta oleaginosa e já realizava experimentos de sucesso utilizando óleo de pinhão manso como combustível em motores a diesel. É uma tremenda sujeira o que estão fazendo com esta oleaginosa proibindo a comercialização aqui no Brasil. Ora bolas, não importa sé é semente ou não, o que importa é que mesmo como amêndoa produz bastante, tem excelentes propriedades físicoquímicas como biocombustível e pode fazer uma revolução social no Nordeste (como o Tungue no Sul). Brasileiros, resistam, resistam e resistam. A razão há de vencer a emoção e a politicagem.
 
2.01.2008 - 17:44
Votos: +0

Telmo Heinen :

Fotografia e Radiografia
Prezado Fidélix, eu apreciaria muito que em enviasse pelo e-mail abaixo, fotografias do seu plantio de Pinhão Manso.
Porém, hoje em dia não basta termos a fotografia mas sim, a Radiografia - e, neste intuito envie-me por favor agumas informações adicionais como o espaçamento empregado, plantio de muda ou semeadura direta, foram feitas covas ou sulco completo, o que deitou como fertilizante ?

Quais os problemas havidos ? Qual é a área total plantada ?
Qual o seu pensamento em relação ao Babaçú e à Macaúba ?

Abs, Telmo Heinen - telmoheinen@yahoo.com.br (61)9989-6005
 
2.01.2008 - 19:21
Votos: +0

BONFIM EX-CRATEÚS ALGODOEIRA S/A - CRATEUS :

BONFIM CRATEÚS FALA ABADONAR ASSENTAMENTO NO PIAUI,NÃO DAR PARA ENTENDER
BONFIM CRATEÚS,
Explica vejo como malandragem desses assentamentos,o abandono está existindo muito no
NORDESTE,os assentados fazem o pronafin recebe o dinheiro,e se desloca para outro assentamento ai o que
fazém não pagam e fica só fazendo esses jogo,precisa uma fiscalização de um orgão federal para que possa
ver esse tipo de acontecimento.,vejamos o seguinte existe o PRONAF. ai tém o DAP.que tém o grupo A,B,C,D
e E.modelo 1.41 até 1.43.emitida para identificar a unidade familiar rural de agricultores familiares,assentados
pelo Programa Nacional de Reforma Agrária,com a identificação do casal,responsavel pelo sustento da familia,
exceto nos casos em que o beneficiário seja solteiro,sendo obrigatório a emissão conjunta por tres tipos de
instituições responsaveis pelos dados coletados,então está havendo uma corrupção por conta dos assentados
ai o telmo quer colocar a culpa no GOVERNO FEDERAL,ele não tém culpa disso.

BONFIM CRATEÚS-CE.
 
3.01.2008 - 17:40
Votos: +0

Durival Morastico :

Controle informatizado.
A prefeitura de Sorocaba esta informatizando e cadastrando todos os sem isso os sem aquilo (teto, terra etc). e os que recebem bolsa etc. Forneceu ao governo federal o software mas como o governo já gastou alguns milhões de reais e não saiu do papel para centralizar esse cadastro ficou o dito pelo não dito. Questões politicas. Se o pais tiver um cadastro unico como é feito pela receita federal acaba com essa palhaçada de invasões ou de invasores de aluguel.
 
4.01.2008 - 11:51
Votos: +0

BONFIM EX-CRATEÚS ALGODOEIRA S/A - CRATEUS :

BONFIM CRATEÚS DIZ SR.TELMO,CARLOS ALVES,ANANIAS VAMOS NOS UNIR,DEIXAR VER O DESENVOLVIMENTO DO BIODIESEL.
Bonfim Crateús,
Diz Sr.Telmo,Carlos Alves,Ananias,Feco Junior.,Precisamos nos unir para que nossos valores sejam preservados,nossa cultura seja cultivada e nossa gente não chegue a perder a esperança de plantar a
mamona,O biodiesel TÉM ESPAÇO para todos,já somos o terceiro do mundo e porquê não chegar no que era
antes,o primeiro do mundo,nós temos desenvolvimento,para inclussão social,do menos favorecidos,daqueles
que moram no interior safrido como o nosso daqui de CRATEÚS,nos que vivem na ilusão do Alcool o alcoolatra
e da prostituição como se fosse isto a solução para sua vida em condições precárias,precisamos estar sempre somando e nunca subtraindo,quando todos nós aprendemos a somar,multiplicar e dividir com o outro,ai sim
estaremos na realidade,com o povo de bém com a vida,só quero o bém deste povo tão sofrido e trabalhador.
FELIZ ANO NOVO CHEIO DE SAÚDE E HARMONIA.

BONFIM CRATEÚS
CRATEÚS - CE.
 
4.01.2008 - 15:16
Votos: -1

Ananias Baracuhy :

Biodiesel x Mamona
Meu caro Bonfim já tive oportunidade de expor minha visão sobre as condições de valor do óleo de mamona.Óleo de grande valor que o biodiesel não tem como remunerar.Não tenho dúvida que a Petrobras e a Tecbio encontrarão seu emprego como óleo lubrificante e aí teremos as condições de vender uma saca de 50kg. por até R$ 100,00.Para biodiesel não se está vendendo nem por R$ 50,00 a mesma saca e o que é muito pouco.
Imagine 1000kg./ha de mamona somente dará 400 lt de óleo.Imagine a saca a R$ 50,00,teremos R$ 50,00 x 20 sacas que dará um faturamento de R$ 1 000,00.Resalte-se que o preço de R$ 50,00 não é pago com frequência,é mais baixo.
Esse é o faturamento bruto.Cinco ha. dará um faturamento bruto de R$ 5.000,00.Imagine que um trabalhador ganhando salário mínimo,ganha por ano mais de R$ 5.000,00/ano sem ter que investir em nada.

Eis aí meu caro Bonfim porque não podemos animar o agricultor para trabalhar e trabalhar muito para no final amargurar uma grande frustração.

A mamona terá que ser comercializada no valor do seu óleo que é muito além do valor do biodiesel e somente o mercado de cosméticos,famaceuticos,sabões e óleos lubrificantes poderão remunerar tão valioso óleo.

Sou profissional da agricultura,tenho uma vida dedicada aos estudos dos problemas que afligem o homem do campo e digo que muito mais importante para o nosso agricultor é ele estar bem informado do que vai plantar e vai vender do que ficar no entusiasmo de um programa que sinalisa grande demanda de determinado produto mas não o remunera.

Tenho a convicção que esta cultura muito em breve terá seu óleo com colocação no mercado em volume grande e com preços remuneradores...

Louvo esta sua dedicação,seu entusiasmo para se encontrar uma cultura que se desenvolva no semi-árido nordestino e que certamente o programa de biomassa irá encontrar meios remuneradores para se explorar estas terras que até bem pouco tempo passado sustentava o ciclo do algodão...
O programa da bioenergia trará para todos nós trabalhadores da terra principalmente, um novo dia cheio de muitas graças e alegria...
 
4.01.2008 - 19:11
Votos: +0

Enri Mauerberg :

Coisa pra cachorro grande !
Não adianta ..dinheiro não aceita desaforo ..plantar no deserto ( semi-arido ) é coisa pra cachorro grande .. não adianta um governo demagogo soltar rojões pra coitados correrem atráz de varetas ..quando essa farra do boi acabar ..duvido que os reais competentes ..irão tomar conta desses recantos ..aí sim descobrir a verdadeira vocação agricula desses locais ..aí sim a coisa vai pra frente !
 
9.01.2008 - 18:38
Votos: +0

Carlos Alves de Souza :

capim gordura
Caro Bonfim,
Muito obrigado por ter me incluído em seu comentário, eu o admiro pela sua preocupação com os nossos irmãos do campo, porque deste sofrimento eu entendo muito bem, pois senti muito tempo na própria pele, com machado fazendo derrubadas, com foice para limpezas de pastos e enxada para as capinas do café, isto debaixo de sol ou chuva com pouco descanso, alimentação de baixa qualidade nutritiva, pouco agasalho nas horas frias e molhadas e uma cama muitas vezes sem colchão apenas varas e capim gordura, nem por desisti ou pedi e muito menos roubei ou deixei de cumprir os compromissos por mim assumidos.
Abraços e um ano de 2008 cheio de paz e alegria.
Carlos Alves de Souza
logset@sti.com.br
 
10.01.2008 - 21:11
Votos: +0

Dionísio Carvalho :

Brasil Ecodiesel não planta mamona no Piauí fa é CARVÃO
Estive recentemente na Fazenda Santa Clara e presenciei enormes fornos de carvão com alta tecnologia e ampla destruição dos recursos naturais. As familias e princiopalmente as cianças estão é trabalhando na BR para ganhar alguns trocados. Filmei e fotografei tudo!!!
Lá não tem mamona é de jeito nenhum. Iludiram os alemães? Ou eles querem é carvão?
 
13.01.2008 - 15:39
Votos: +0

Danilo S. Fronchetti :

Despreparo..
Sou Técnico Agropecuária de formação, hoje produtor rural no Pará e Maranhão: Ser agricultor, não é para todos, pois apesar de ser uma tarefa simples, precisa ter aptidão.
Não basta dar um pedaço de terra para as pessoas, se não forem orientados para a produção , através de assistência técnica e recursos financeiros.
A maioria dos projetos de assentamentos no Brasil, servem apenas para "politicagem", pois quanto menor o grau de instruçaõ e conhescimento para o produtor, mais facil será sua manipulação em "tempos de eleição".
Um dia vai melhorar......
 
17.01.2008 - 18:50
Votos: +0

Adryen Moser :

Não podemos desistir
Boa tarde.

Há algum tempo deixei de acompanhar o Biodiesel. Estudei-o durante 1 ano, e acho que é uma causa pela qual eu deva lutar, além dele, por todo o potencial de desenvolvimento no Brasil, que este biocombustível pode e deve proporcionar ao país, seja econômico, social, cultural, mas principalmente sustentável e ambiental.

Temos então a possibilidade de estarmos preservando o meio ambiente e os recursos naturais, consequentemente os recursos humanos, que futuramente ocuparão nosso planeta. Mas isso tem que ser feito da maneira correta, como li acima, com foco na Razão, e nao na emoção ou politicagem.
Nós estamos aí, de cara para os problemas, só que muitas vezes de mão atadas, já os de mãos soltas, são os desinteressados noutros assuntos que não seja o $$$.
Não entendo muito de biodiesel, mas estou aprendendo, e acredito que um dia poderei contribuir com esta causa.
Também acredito na agricultura familiar, estruturada por meio de cooperativas, responsáveis por mini-usinas, onde os próprios agricultores a gerenciem, com os recursos necessários, obtidos através da EDUCAÇÃO. Educação essa que deve ser transmitida pelos especialistas de cada área, da agricultura, indústria, contabilidade, administrtiva... Acredito que isto não seja tão difícil de acontecer... Mas os problemas são tantos, que acabamos gastando nossas forças para encontrar os culpados e não as soluções...

Um ótimo 2008 à todos.

Adryen Moser.

 
18.01.2008 - 14:30
Votos: +0

william lages :

brasil ecodiesel- uma farsa
não precisa ser profeta ou futurologo para prever que esse projeto de biodiesel no sul do piaui não daria certo. a unica coisa certa é que enriqueceram, as custas daquele povo tão sofrido.verifiquem de quem são a brasil ecodiesel. façam uma investigação e depois me digam. coisa de PT e seus miseráveis espertinhos.agora se eu fosse essas pessoas que foram enrolados eu ja tinha incendiado tudo e mandado todos pro quintos dos infernos.quem cala consente.
 
23.01.2008 - 13:13
Votos: +0

Eric K. Gomide :

Brasil EcoDiesel
Somando-se a tudo que já foi dito nos recados acima, procurem saber o que como essa empresa se comporta na cidade de Iraquara-BA.
 
24.01.2008 - 10:04
Votos: +0

JOÃO JOSÉ RODRIGUES BONFIM :

A MAMONA TÉM DE TUDO.
BONFIM CRATEÚS,DIZ MEU CARO TELMO HEINEN A MAMONA TÉM DE TUDO.PODE DAR UM ÓTIMO DIESEL E TÉM MAIS CRESÇE EM QUALQUER LUGAR.PODE AJUDAR O PAÍS A ECONOMIZAR NAS GRANDES
IMPORTAÇÕES DE PETRÓLEO QUE TANTO NOS CUSTAM.ATÉ HOJE NÃO SEI PORQUÊ O PAÍS,QUE É O VERDADEIRO PIONEIRO NO CASO ETANOL,O ALCOOL COMBUSTIVÉL,AINDA NÃO EXPLOROU A NOSSA
POTÊNCIAL MAMONA OU O CUSTO,ENTÃO,AO INVÉS DE OCUPAR MILHÕES DE HECTARES DE BOAS TERRAS PARA PLANTAR CANA PARA FABRICAÇÃO DE ALCOOL,SERIA MELHOR PRODUZIR ALIMENTOS
PARA EXPORTAR PARA O MUNDO TODO E COM O DINHEIRO,COMPRANDO PETRÓLEO DE QUE VÉM A
NECESSIDADE PARA NÓS,ESTARIA FAZENDO MELHOR NEGÓCIO,JÁ QUE O MUNDO ESTÁ EM CRISE DE
ALIMENTOS,E O BRASIL É ÚNICO PAÍS QUE ESTÁ APTO A TER ALIMENTOS SUFICIENTES,VOCÊS ACHAM
QUE SE PRODUZIR ALCOOL COMBUSTIVEL BIODIESEL,FOSSE BÓM NEGÓCIO OUTROS PAÍSES JÁ NÃO
JÁ NÃO ESTARIA FAZENDO O MESMO? SÓ O BRASIL É INTELIGENTE? NÃO RESTA DÚVIDA DE QUE SE FAZ
NECESÁRIO ENCONTRAR-SE UM SUBSTITUTO DO PETRÓLEO DENTRO DOS PRÓXIMOS 70 ANOS.


BONFIM CRATEÚS
HJ PORANGATÚ - GOIÁS
















 
10.10.2008 - 10:41
Votos: -1

Marcelo Ribas Sobrinho :

PRODUÇÃO da MAMONA NO PIAUÍ - SAFRA 2008
Prezados assinantes do biodieselbr, saiu o dado de produção de mamona no estado do Piauí para a safra 2008: 600 toneladas ( seiscentas toneladas). Uma produção ridícula, não paga nem o custo das sementes distribuidas (segundo informações de jornais foram distribuidas 100 toneladas de sementes pelo Governo do Estado, MDA e Brasil Ecodiesel).
O que de fato está acontecendo ? será que plantaram as sementes distribuidas ? ou não foi distribuida esta quantidade de sementes? o dado de produção é oficial e mostra, com relação á soja,que houve uma duplicação na produção ( passou de 450 000 toneladas para 819 000 toneladas).
Todos os números do governo com relação a área plantada e número de agricultores são muito maiores que a realidade. Por que ? será que estes números são apenas para justificar uma grande distribuição de sementes? ou apenas propaganda?
Começo a desconfiar que tem outros atores ganhando dinheiro com esta distribuição de sementes. Será que tudo é semente ou tem muito grão pelo meio. Quem paga a conta da mamona para o biodiesel? isto tem custos, estão vendendo as sementes de mamona ao preço de R$ 7,00 o quilo.
Temos que utilizar espaços como este para tentarmos mudar esta situação. Não podemos ficar calados pois senão o Programa Nacional de Produção de Biodiesel vai pra cucuias, se é que já não foi, pelo menos no Estado do Piauí.
 
9.11.2008 - 11:59
Votos: +0

Escreva seu Comentario
menor | maior

busy
 



Manual de Biodiesel

Mapa do Biodiesel

Guia do Biodiesel

Análises Semanais

Comentários

Favorecendo os grandes  Com as mudanças quem deve levar vantagem são as ...
Estratégia para o 12º leilão  Mudar as regras no meio do jogo prejudica um dos p...
Mais que contábil  Willian, você está certo que a capacidade de of...
E o setor agrícola?  Aqueles que acompanham o PNPB não tem dúvida da ...
A oferta será 20% maior  Caro william, você está equivocado. Com a alter...
Aumento contábil de capacidade de produçn..   O anunciado aumento de capacidade é apenas aritm...
O mercado ainda é promissor  A despeito dessas notícias, vindas da Alemanha - ...
 Pode até ser que em Irati a maior usina do mundo ...
Valdemar:  Vejo o que foi apresentado pelo senhor já não é...
Sinal Verde  Nosso pLANETA é o semáforo que leva o universo s...
Mais comentários...

RSS Feed